Pular para o conteúdo principal

Eu posso viver sem religião?

Alguém saberia me dizer qual foi a primeira religião? Não que isso seja importante, mas é algo que está em pauta em muitas rodas de conversa sobre o assunto. Aliás, além disso, há o antigo debate sobre qual seria a mais importante das religiões. No final das contas, para variar, as conclusões ficam sempre em um limbo de dúvidas, rancor e autodefesa, pois cada um defende seu lado e o considera melhor e mais importante.
Um dos pontos mais interessantes é que poucos pensam em um fator preponderante para ter sua fé: o lugar, a localização geográfica em que se situa. Explicarei melhor: se você nasceu em plena Índia, em uma região tipicamente hindu, com familiares e um histórico religioso todo voltado para esta crença, então, logicamente, estará muito mais propenso a ser hindu do que outra denominação ou credo. O mesmo vale para um Asiático que cresceu em berço islâmico e, consequentemente, influenciado por todos ao seu redor e, principalmente, pela família, acabará por se tornar um seguidor de Allah.
Crenças à parte, eu fico imaginando o que há de mal nisso. Sim, pois deve ter algo muito ruim em seguir uma crença que não seja aquela massificada em nosso país. É visível que muçulmanos, budistas, judeus, hindus, umbandistas e outros praticantes de uma religião diferente da que aprendemos a aceitar desde pequenos, estão sujeitos a serem vistos com certo desdém. E o que leva um cristão (seja ele católico ou evangélico) a achar que os outros estão errados? 
Inúmeras são as críticas contra os "diferentes". Desde o Deus que rege a fé, passando por cerimônias ou atos religiosos até a simples indumentária são fatores que levam cristãos a temer os infiéis, a colocá-los à margem da sociedade e, principalmente, a buscar - não importa por quais meios - a saída destes indivíduos de suas crenças "erradas". 
Acaso o que foi dito acima lhe lembra um pouco do que ocorreu na invasão espanhola ao nosso continente? Ou será que é muito diferente daquilo que foi feito durante as cruzadas? Bem, em parte é diferente, já que não há a mesma violência física. Entretanto, a violência moral, a exclusão e o desprezo são modos diferentes de ferir e provocar dor nas pessoas.
Críticas surgem com base em qualquer coisa. Há os que dizem ser "pecado" sacrificar animais, fazendo uma clara alusão ao candomblé/umbanda e suas oferendas. Para estes, basta relembrar que muitas religiões eram praticantes de sacrifícios para agradar o Deus ou deuses. Não somos obrigados a praticar e aceitar o que os outros fazem de suas vidas, contudo devemos sempre lembrar que a individualidade é o maior dos tesouros da humanidade. Somos únicos através de nosso comportamento, crenças e realizações. Por que buscar a unificação da humanidade usando a força, o medo ou poder? Pela força, muitos morreram e morrem em nome da fé "correta". Pelo medo (do castigo Divino) muitos abandonam aquilo que originalmente acreditavam e são reformulados. Pelo poder - do dinheiro, da influência ou qualquer outro fator coercitivo - as conversões ocorrem. Promessas são feitas por homens. Homens aceitam tais promessas e, quase inevitavelmente, saem frustrados deste "pacto" selado com Deus (cabe lembrar que a promessa foi intermediada por um homem).
Sejamos sinceros: as principais crenças religiosas têm um papel único que é o de minimizar o poder destrutivo da humanidade. A criatura humana é teimosa, rancorosa, agressiva e extremista por natureza. Partindo do ponto em que acreditamos na existência de Deus, um ser tão elevado que foi capaz de criar tudo que existe e está ciente do passado, presente e futuro, o que há de errado em afirmar que, no todo, as religiões e crenças do mundo são freios que o próprio Criador pôs na Terra para impedir o ímpeto destrutivo humano? Deus é onipresente, onisciente e onipotente. Sua criação é limitada e radical, destrutiva e egoísta e, por isso, precisa de algo que diminua seu potencial destruidor. Esse algo é a religião - ou apenas a fé em alguém que rege pela bondade - com suas doutrinas que limitam o mal. 
Eu não quero ser o dono da verdade ou da razão. Porém quero ser um homem que não estagnou no tempo e no ócio. Pensar é uma das bênçãos que a vida nos trouxe, através de milênios de evolução, e é isso o que faço nesse momento. 
Quando comparamos nosso raciocínio e intelecto ao tentar traçar um paralelo com Deus, menosprezamos muito a inteligência do Criador. Ele conhece tudo o que nos limita e impede nosso progresso e, com base nesse conhecimento, na minha humilde opinião, deu-nos múltiplas opções de continuar a crescer em mente e espírito. Afinal, se uma única vertente religiosa está correta, não seria mais fácil descartar as outras ou talvez inibi-las ou destruí-las?
Seja lá qual for sua conclusão acerca do acima exposto, eu espero que tenha entendido uma coisa: a religião não é uma inutilidade, desde que bem administrada e sem fins excusos. Entretanto, é preciso tolerância e sabedoria para unir todas por uma única causa: a evolução da humanidade. Seríamos infinitamente piores sem uma crença ou a firme fé em um Ser maior, pois os instintos e o poder corrompem.
Então, finalizando, é possível viver sem religião? Sim, desde que haja algo em você suficientemente forte e bom para frear os impulsos maus, tão comuns quando estamos acima de algo ou alguém. 
Ah! Geralmente costumamos nos referir a essa força contrária ao mal pelo singelo nome de DEUS.


Comentários

  1. Hj n sigo nenhuma religião, mas sei, que de certa forma, a religião foi boa pra mim. Moldou conceitos bons =)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Apenas as extremistas trazem prejuízos. Mas, no geral, elas adotam e passam bons valores.

      Excluir
  2. Acho que a espiritualidade está acima de qualquer religião, mas não nego que há ensinamentos valiosos. Realmente precisamos de coisas para frear nossos impulsos mais destrutivos, isso não há como negar, seja isto uma religião ou qualquer outra coisa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ótimo comentário, Ed. Não há dúvida do valor da espiritualidade como elemento capaz de nos pôr no eixo.

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Bethany Townsend, ex-modelo, expõe bolsa de colostomia de forma corajosa.

Bethany Townsend é uma ex-modelo inglesa que deseja, através de sua atitude, incentivar outras pessoas que sofrem do mesmo problema a não ter receio de se expor. Portadora de um problema que a atinge desde os três anos, Bethany faz uso das bolsas de colostomia  que são uma espécie de receptáculo externo conectado ao aparelho digestivo para recolher os dejetos corporais, e desejou mostrar publicamente sua condição.  Quero que outras pessoas não tenham vergonha de sua condição e é para isso que me expus , afirmou a ex-modelo. Bethany usa as bolsas desde 2010 e não há previsão para a remoção das mesmas.  Eu, pessoalmente, concordo com a atitude e respeito-a pela coragem e o exemplo que está dando. Não há outra opção para ela e isso irá forçá-la a viver escondida? Jamais... Veja o vídeo com o depoimento dela. Via BBC

Suzane Richthofen e a justiça cega

Por: Franz Lima .  Suzane von Richthofen é uma bactéria resistente e fatal. Suas ações foram assunto por meses, geraram documentários e programas de TV. A bela face mostrou ao mundo que o mal tem disfarces capazes de enganar e seduzir. Aos que possuem memória curta, basta dizer que ela arquitetou a morte dos pais, simulou pesar no velório, sempre com a intenção de herdar a fortuna dos pais, vítimas mortas durante o sono. Mas investigações provaram que ela, o namorado e o irmão deste foram os executores do casal indefeso. Condenados, eles foram postos na prisão. Fim? Não. No Brasil, não. Suzane recebeu a pena de reclusão em regime fechado. Mas, invariavelmente, a justiça tende a beneficiar o "bom comportamento" e outros itens atenuantes, levando a ré ao "merecido" regime semi-aberto. A verdade é que ela ficaria solta, livre para agir e viver. Uma pessoa que privou os próprios pais do direito à vida, uma assassina fria e cruel, estará convivendo conosco, c

Pioneiros e heróis do espaço: mortos em um balão

* Há exatamente 100 anos subir 7400 metros, num balão, era um feito memorável. Consagrados por isto, três franceses - Sivel, Crocé-Spinelli e Tassandier - resolveram tentar uma aventura ainda mais perigosa: ultrapassar os 8 mil metros de altitude. Uma temeridade, numa época em que não existiam os balões ou as máscaras de oxigênio e este elemento precioso era levado para o alto em bexigas de boi com bicos improvisados. Uma temeridade tão grande que dois dos pioneiros morreram. Com eles, desapareceu boa parte das técnicas de ascensão da época que só os dois conheciam. Texto de Jean Dalba Sivel No dia 20 de abril de 1875, mais ou menos 20 mil pessoas acompanhavam à sua última morada, no cemitério de Père-Lachaise, os despojos de Teodoro Sivel e de Eustáquio Crocé-Spinelli - os nomes, na época da produção do artigo, eram escritos em português para facilitar a leitura e "valorizar" nossa própria cultura. A grafia correta dos nomes é Théodore Sivel e Joseph Eustache Cr