Pular para o conteúdo principal

Resenha: O livro do Cemitério (Neil Gaiman)


Neil Gaiman é um autor que dispensa apresentações. Não é pelo fato de sua fama ou as vendas que batem recordes. A verdade é uma: ele escreve muito bem e, aliado a isso, também é dono de uma imaginação digna de uma criança (lembra da passagem bíblica onde é dito que para entrar no reino dos céus é preciso ter a pureza de uma criança?) e eu digo isso não como algo que traga demérito, muito pelo contrário.
Li algumas das obras de Neil (Sandman, Deuses Americanos, Stardust, Coraline e outras) e achei-o um livro que, inicialmente, parecia estar voltado ao público infantil. Claro, infantil ou não, é algo escrito por Neil Gaiman e isso já é o suficiente para que eu leia. Foi assim que iniciei a prazerosa leitura de "O livro do cemitério" e é tão boa que li uma segunda vez, fato que é incomum mesmo com livros de muito mais prestígio e fama.

“A mão estava no escuro e segurava uma faca”

O início do livro é conturbado e tenso. Uma família assassinada, um bebê que foge por instinto, um matador alucinado e um cemitério. Morte, covardia, ódio e temor reunidos em um mesmo plano. Quais as chances do bebê escapar de seu algoz? A lógica diria que não há chances, mas o destino sempre contrariou a dama dos cálculos e, mais uma vez, não houve lógica no que se sucedeu.
O menino e o assassino se desencontram. Os mortos protegeram a criança e espantaram o mal (é estranho como sempre pensamos nos mortos como a parte “má” da história). São os mesmos falecidos que resolvem adotar o menino e mantê-lo sob a proteção do cemitério. A partir de então, o menino sem pais recebe o singelo nome de Ninguém ou Nin, para os íntimos.
Com um lar e uma família, Nin cresce e aprende os segredos reservados aos mortos. Ele, desde seu primeiro dia no cemitério, recebe a proteção de Silas, um misterioso e poderoso fantasma. Mais do que um protetor, Silas será vital para a manutenção da vida de Nin.
No cemitério, apesar de vivo, ele tem a permissão para vagar, dialogar e usar os mesmos recursos que apenas os fantasmas tem. Esse é o trunfo de Nin: a liberdade do Cemitério. No solo sagrado em que sua nova família está enterrada e mora, ele adquire os dons de sumir nas sombras, amedrontar, sussurrar como um morto e muito mais. Mas o menino não aprende isso de uma hora para outra e é aí que surge uma professora para ele tão teimosa e perseverante quanto ele próprio.
Para Ninguém Owens, criado desde bebê por fantasmas e seres de outro mundo, a morte é apenas a morte e o perigo está na vida, do outro lado dos portões do cemitério. Lida com os vivos é a lição mais difícil que o menino terá de aprender. Tão difícil quanto crescer.
No decorrer da evolução do menino para o jovem, muitas coisas fantásticas acontecem. Bruxas, protetores de túmulos, vivos, mortos e muitas outras criaturas cruzam o caminho do pequeno Nin. Em cada nova aventura, Neil traz lições de vida e uma narrativa extremamente cativante.
E é essa a verdade sobre “O livro do cemitério”. Ele é um livro diferente, não há dúvida. Com tema sobrenatural, seria de se esperar algo já visto, pois é uma área abordada de quase todas as formas... quase.
O grande lance de Gaiman é retratar personagens fantásticos e situações impossíveis de forma natural. Ele deu características humanas aos deuses esquecidos em “American Gods”. Coraline convive com pais “possuídos”.  A Morte e o Sonho interagem com entidades, deuses e humanos. São criaturas inconcebíveis que, sob o olhar de Neil Gaiman, tornam-se tangíveis. Como leitor, você acredita que aquilo é possível.
Nin também está no rol dessas personagens fantásticas. Ele é especial, mas não um ser superdotado. O que há de especial para essa criança é o destino que lhe foi reservado. Desde o início, o bebê é, literalmente, um sobrevivente.
Neil já havia citado em algumas entrevistas que sua inspiração para escrever “The graveyard book” era o clássico “O livro da selva” ou “The jungle book”. Para os que não se situaram, este é o livro que mostra a aventura do menino Mogli. As referências são muitas, desde o menino órfão até o protetor e mestre do garoto. Os ambientes são diferentes, porém são verdadeiras "selvas" onde as regras precisam ser seguidas e os ensinamentos levados a sério.
Versão francesa do livro
Assim é a vida de Ninguém Owens após a morte de seus pais e a adoção pelos fantasmas. Mesmo sob a tutela dos mortos, tal como Mogli, Nin é perseguido pelo assassino de sua família até quase a idade adulta. Em o Livro da Selva, a floresta e os animais "ocultam" e doutrinam Mogli, ao passo em que no Livro do Cemitério, os mortos e o próprio cemitério literalmente ocultam o menino de seu algoz.
Com os falecidos, que tem sentimentos e comportamentos iguais aos vivos, o menino é criado com amor e as reprimendas normais a que todas as crianças estão sujeitas. Não há diferenças - apesar de tudo - da criação de Ninguém com a de outras crianças, já que a essência do carinho da família não lhe foi negada.
O livro mostra a evolução do menino a adolescente de forma coesa, ainda que seja um romance pequeno em quantidade de páginas. Nin cresce e aprende com os seus, conhece pessoas, conhece mortos e desenvolve a Liberdade do Cemitério, com dons iguais aos dos mortos.
Ainda que haja ação e passagens tensas, o que fica ao final da leitura é a lição sobre a importância da família, dos valores familiares e a força dos que amam, pois é esse mesmo amor que transforma um bebê em um jovem, ainda que assassinos, fantasmas e outras situações indiquem ao contrário.
Gostei de algumas passagens onde fica evidente o trabalho de pesquisa do autor sobre os cemitérios e rituais funerários antigos:

"- É solo consagrado, disse Silas. - Sabe o que isso quer dizer?
- Não mesmo - disse Nin. 
Silas andou pelo caminho sem perturbar uma folha caída que fosse e se sentou no banco ao lado de Nin.
- Existem aqueles - disse ele, em sua voz sedosa -  que acreditam que toda terra é sagrada. Que ela era sagrada antes de existirmos e será depois. Aqui, em seu país, no entanto, eles abençoaram as igrejas e o solo onde enterram as pessoas, para torná-los sagrados. Mas ao lado de terreno consagrado deixaram terra não consagrada, a Vala Comum, para enterrar os criminosos, os suicídas e aqueles que não são da mesma fé.
- Então as pessoas enterradas do outro lado da cerca são más?
Silas ergueu uma sobrancelha perfeita.
- Hummmmm? Ah, não, de forma alguma..."
 
Neil Gaiman traz um romance leve, porém extremamente bem escrito e de fácil e agradável leitura. As ilustrações de Dave McKean, antigo colaborar de Gaiman, acrescentam positivamente à obrar. Como disse inicialmente, o autor dispensa apresentações e, para variar, esta obra dispensa recomendações, tamanha sua qualidade. Uma nota que não posso deixar de lançar é que a maior parte do romance se passa em um antigo e abandonado cemitério, limitando fisicamente a ação, o que não implica em dizer que a imaginação e a criatividade tenham sido minimizadas ou limitadas. Ah! Preparem os lenços para o capítulo 8, um dos mais bonitos e emocionantes que já li em um livro.

Comentários

  1. Comprei Lugar Nenhum esses dias =D Poxa a história parece leve mesmo, mas mto boa *-* Vou ler!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Recebi há poucos dias: Lugar Nenhum, Deuses Americanos, Mr. Punch e Sinal e Ruído, todos do Neil Gaiman.

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Bethany Townsend, ex-modelo, expõe bolsa de colostomia de forma corajosa.

Bethany Townsend é uma ex-modelo inglesa que deseja, através de sua atitude, incentivar outras pessoas que sofrem do mesmo problema a não ter receio de se expor. Portadora de um problema que a atinge desde os três anos, Bethany faz uso das bolsas de colostomia  que são uma espécie de receptáculo externo conectado ao aparelho digestivo para recolher os dejetos corporais, e desejou mostrar publicamente sua condição.  Quero que outras pessoas não tenham vergonha de sua condição e é para isso que me expus , afirmou a ex-modelo. Bethany usa as bolsas desde 2010 e não há previsão para a remoção das mesmas.  Eu, pessoalmente, concordo com a atitude e respeito-a pela coragem e o exemplo que está dando. Não há outra opção para ela e isso irá forçá-la a viver escondida? Jamais... Veja o vídeo com o depoimento dela. Via BBC

Suzane Richthofen e a justiça cega

Por: Franz Lima .  Suzane von Richthofen é uma bactéria resistente e fatal. Suas ações foram assunto por meses, geraram documentários e programas de TV. A bela face mostrou ao mundo que o mal tem disfarces capazes de enganar e seduzir. Aos que possuem memória curta, basta dizer que ela arquitetou a morte dos pais, simulou pesar no velório, sempre com a intenção de herdar a fortuna dos pais, vítimas mortas durante o sono. Mas investigações provaram que ela, o namorado e o irmão deste foram os executores do casal indefeso. Condenados, eles foram postos na prisão. Fim? Não. No Brasil, não. Suzane recebeu a pena de reclusão em regime fechado. Mas, invariavelmente, a justiça tende a beneficiar o "bom comportamento" e outros itens atenuantes, levando a ré ao "merecido" regime semi-aberto. A verdade é que ela ficaria solta, livre para agir e viver. Uma pessoa que privou os próprios pais do direito à vida, uma assassina fria e cruel, estará convivendo conosco, c

Pioneiros e heróis do espaço: mortos em um balão

* Há exatamente 100 anos subir 7400 metros, num balão, era um feito memorável. Consagrados por isto, três franceses - Sivel, Crocé-Spinelli e Tassandier - resolveram tentar uma aventura ainda mais perigosa: ultrapassar os 8 mil metros de altitude. Uma temeridade, numa época em que não existiam os balões ou as máscaras de oxigênio e este elemento precioso era levado para o alto em bexigas de boi com bicos improvisados. Uma temeridade tão grande que dois dos pioneiros morreram. Com eles, desapareceu boa parte das técnicas de ascensão da época que só os dois conheciam. Texto de Jean Dalba Sivel No dia 20 de abril de 1875, mais ou menos 20 mil pessoas acompanhavam à sua última morada, no cemitério de Père-Lachaise, os despojos de Teodoro Sivel e de Eustáquio Crocé-Spinelli - os nomes, na época da produção do artigo, eram escritos em português para facilitar a leitura e "valorizar" nossa própria cultura. A grafia correta dos nomes é Théodore Sivel e Joseph Eustache Cr