Pular para o conteúdo principal

Parte do acervo de obras de arte de Hitler é redescoberto em um convento em Doksany, República Tcheca



A pesquisa de cinco anos feita pelo tcheco Jiri Kuchar revelou que 16 pinturas na República Checa eram parte do acervo possuído por Adolf Hitler. As obras de arte, que Hitler comprou na Alemanha durante a Segunda Guerra Mundial, foram transferidas para a Tchecoslováquia depois desta ter sido ocupada pelos nazistas, para evitar que fossem danificadas pelos ataques aliados.
Jiri Kuchar colocou sete das pinturas em exposição para jornalistas no convento em Doksany no norte da República Checa, onde as identificou. Hoje, disse ele, elas valem cerca de 50 milhões de coroas (R$ 1,7 milhão). "Ninguém acreditou em mim que poderia ser verdade", disse Kuchar de suas descobertas. O autor, que se autodenomina "um amador e entusiasta", escreveu sobre suas descobertas.
Kuchar disse Hitler comprou as 16 pinturas - de artistas alemães, como Franz Eichhorst, Herrmann Paulo, Hilz Sepp, W. Friedrich Kalb, Oestreicher Oscar, estepes e Edmund Reumann Armin - em 1942 e 1943 nas grandes exposições de arte alemãs que foram realizadas anualmente em Munique a partir de 1937 até 1944. O instituto alemão, cujo banco de dados inclui as obras e os seus compradores - Zentralinstitut fur Kunstgeschichte em Munique - confirmou a propriedade de Hitler.
Como um ex-artista, Hitler era um amante da arte e colecionador. Incontáveis ​​pinturas, muitas feitas por grandes pintores europeus, foram apreendidas pelos nazistas durante a Segunda Guerra Mundial. Em um ponto, a coleção particular de Hitler, conhecida como a "Coleção Linz," incluiu quase 5.000 obras, e os nazistas tinham um projeto para criar um museu para elas em Linz, na Áustria.
Além das sete obras identificadas no convento, Kuchar encontrou mais sete que Hitler tinha possuído uma vez no norte da República Tcheca. Algumas contêm sinais evidentes de propaganda nazista, disse Kuchar.
Durante a ocupação, acredita-se que as 16 obras faziam parte da coleção de Hitler de mais de 70 peças de arte contemporânea alemã que o Terceiro Reich armazenou em um mosteiro na cidade sulista tcheca de Vyssí Brod, juntamente com as maiores coleções de pinturas valiosas roubadas de famílias judias da Europa.

Uma pintura de 1943 feita pelo pintor alemão Franz Eichhorst nomeada "Reminiscência em Stalingrado"
Após a guerra, valiosas pinturas possuídas pelos nazistas foram confiscadas pelo Exército dos EUA e levadas para o Ponto de Coleta de Munique Central em um esforço para devolvê-las aos seus donos originais. Muitas obras de menor valor foram deixadas para trás após a libertação em 1945 da Tchecoslováquia e acabaram espalhados pelo país.








Franz says: apesar de algumas das obras não retornarem às famílias dos donos originais ou estarem disponibilizadas em museus, é inegável o valor da descoberta, principalmente no tocante ao apuro artístico do próprio Hitler que foi reconhecido historicamente como um artista frustrado. A coleção reflete uma parcela da personalidade do líder nazista que, reconhecidamente, era um admirador das artes mais conservadoras.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Bethany Townsend, ex-modelo, expõe bolsa de colostomia de forma corajosa.

Bethany Townsend é uma ex-modelo inglesa que deseja, através de sua atitude, incentivar outras pessoas que sofrem do mesmo problema a não ter receio de se expor. Portadora de um problema que a atinge desde os três anos, Bethany faz uso das bolsas de colostomia  que são uma espécie de receptáculo externo conectado ao aparelho digestivo para recolher os dejetos corporais, e desejou mostrar publicamente sua condição.  Quero que outras pessoas não tenham vergonha de sua condição e é para isso que me expus , afirmou a ex-modelo. Bethany usa as bolsas desde 2010 e não há previsão para a remoção das mesmas.  Eu, pessoalmente, concordo com a atitude e respeito-a pela coragem e o exemplo que está dando. Não há outra opção para ela e isso irá forçá-la a viver escondida? Jamais... Veja o vídeo com o depoimento dela. Via BBC

Suzane Richthofen e a justiça cega

Por: Franz Lima .  Suzane von Richthofen é uma bactéria resistente e fatal. Suas ações foram assunto por meses, geraram documentários e programas de TV. A bela face mostrou ao mundo que o mal tem disfarces capazes de enganar e seduzir. Aos que possuem memória curta, basta dizer que ela arquitetou a morte dos pais, simulou pesar no velório, sempre com a intenção de herdar a fortuna dos pais, vítimas mortas durante o sono. Mas investigações provaram que ela, o namorado e o irmão deste foram os executores do casal indefeso. Condenados, eles foram postos na prisão. Fim? Não. No Brasil, não. Suzane recebeu a pena de reclusão em regime fechado. Mas, invariavelmente, a justiça tende a beneficiar o "bom comportamento" e outros itens atenuantes, levando a ré ao "merecido" regime semi-aberto. A verdade é que ela ficaria solta, livre para agir e viver. Uma pessoa que privou os próprios pais do direito à vida, uma assassina fria e cruel, estará convivendo conosco, c

Pioneiros e heróis do espaço: mortos em um balão

* Há exatamente 100 anos subir 7400 metros, num balão, era um feito memorável. Consagrados por isto, três franceses - Sivel, Crocé-Spinelli e Tassandier - resolveram tentar uma aventura ainda mais perigosa: ultrapassar os 8 mil metros de altitude. Uma temeridade, numa época em que não existiam os balões ou as máscaras de oxigênio e este elemento precioso era levado para o alto em bexigas de boi com bicos improvisados. Uma temeridade tão grande que dois dos pioneiros morreram. Com eles, desapareceu boa parte das técnicas de ascensão da época que só os dois conheciam. Texto de Jean Dalba Sivel No dia 20 de abril de 1875, mais ou menos 20 mil pessoas acompanhavam à sua última morada, no cemitério de Père-Lachaise, os despojos de Teodoro Sivel e de Eustáquio Crocé-Spinelli - os nomes, na época da produção do artigo, eram escritos em português para facilitar a leitura e "valorizar" nossa própria cultura. A grafia correta dos nomes é Théodore Sivel e Joseph Eustache Cr