Pular para o conteúdo principal

Resenha da animação "Rango". Uma homenagem ao Western.


Uma das obras em animação que mais tive orgulho de assistir nos últimos anos, Rango é uma verdadeira homenagem ao gênero Western - o nacional Faroeste - que conta com todos os elementos de uma narrativa e com muitas citações a outros filmes, sem que isso implique em desvio do tema. 

Como aperitivo para a resenha, um breve trailer do filme:


Rango (vencedor do Oscar 2012 de melhor animação) conta a história de um camaleão que após uma turbulenta tentativa de travessia de uma estrada, acaba encontrando uma lagarto chamada Feijão. Com um contato inicial ríspido e conturbado, os dois acabam parando na cidade natal dela, a decrépita Dirt, um lugar dominado por um monopolizador da mais importante moeda de lá: a água.
Aliás, é a água a força motriz por trás da trama. Todos os habitantes de Dirt vivem em função da chegada de água, quase que religiosamente. Percebi que há uma grande ironização com o desperdício de água que a sociedade atual pratica, o que mostra uma preocupação com tal situação.
Recebido de forma desconfiada e arredia por quase todos os moradores, o camaleão - que não se chama Rango - acaba assumindo um falso papel de matador, incluindo o nome, para impor respeito e medo aos habitantes. Quase que literalmente, o tiro saiu pela culatra pois, após tamanha bravata, ele se vê frente a frente com um animal assassino. Mas, como esperado, o acaso o ajuda.
Já com grande prestígio e detentor do título de "Xerife" , o inesperado herói se depara com todos os seus piores pesadelos, originados desde o primeiro momento em que mentiu para as pessoas de Dirt.

A crítica à dominação religiosa também está presente através de um simbolismo inteligente e cáustico. A parte superior da torneira, por exemplo, ganha ares de uma cruz quando vista do alto. O fanatismo religioso é o responsável pela cegueira do povo diante da exploração e armações.
Outro ponto forte de Rango são os estereótipos. Usados com extrema precisão, os animais tornam-se verdadeiros personagens do Velho Oeste. Desde o índio rastreador, os mariachis, o pregador fanático, o soldado veterano e o mineiro. Até o dono da funerária ganha uma caracterização similar à consagrada nos filmes de Faroeste. A frágil mocinha é representada pela lagarto Feijão que, diante de situações extremas, trava.
 Há força nos personagens, há motivos para eles estarem presentes ao filme. Nem a morte deixa de aparecer, o que demonstra respeito pelo público adulto. 
Em uma verdadeira Jornada do Herói, mas com grande crítica social, Rango é a melhor animação de 2011 e eu posso acrescentar: uma das 3 melhores animações que já assisti. O caminho do personagem principal mostra a evolução como 'pessoa' de Rango. O mentiroso e covarde cede espaço ao herói gradualmente, principalmente após a união de todos para buscar os responsáveis pelo roubo da água. 
Quando todos se conscientizam que há um inimigo além da falta de água, inicia-se uma verdadeira ascensão pessoal para todos que compõem um grupo que lembra muito a "Sociedade do Anel".

Tecnicamente vocês verão cenas primorosas de ação, com muitas referências a filmes como o próprio Senhor dos Anéis, Matrix e até Velozes e Furiosos. Incluam nesse hall um dos mais famosos cowboys do cinema: Clint Eastwood. Tudo ao som de uma trilha belíssima feita por Hans Zimmer. 
O final do filme é épico. O clima, o som, a ambientação, as tomadas... perfeição como jamais vi em uma animação. A verdade é que aparentemente eles usaram com grande talento os recursos que a tecnologia permite. 
Espero que tenham tempo para assistir e se divertir com essa produção. Garanto que se trata de uma obra-prima que já inclui na minha lista de favoritos. Divirtam-se, mas não esqueçam de trazer para perto quando assistirem, os mais velhos. As sensações de saudade e alegria irão se misturar e eles vão agradecer...

Elenco original:

Rango -  Johnny Depp 
Feijão - Isla Fisher
Prefeito Marion Lynch - Ned Beatty
Jake Cascavel - Bill Nighy
Waffles - James Ward Byrkit
Tatu Roadkill - Alfred Molina
Priscilla - Abigail Breslin
Balthazar - Harry Dean Stanton
  

Comentários

  1. Tbm gostei contudo esses pontos citados por vc não eidentifique identifiquei isso.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Bethany Townsend, ex-modelo, expõe bolsa de colostomia de forma corajosa.

Bethany Townsend é uma ex-modelo inglesa que deseja, através de sua atitude, incentivar outras pessoas que sofrem do mesmo problema a não ter receio de se expor. Portadora de um problema que a atinge desde os três anos, Bethany faz uso das bolsas de colostomia  que são uma espécie de receptáculo externo conectado ao aparelho digestivo para recolher os dejetos corporais, e desejou mostrar publicamente sua condição.  Quero que outras pessoas não tenham vergonha de sua condição e é para isso que me expus , afirmou a ex-modelo. Bethany usa as bolsas desde 2010 e não há previsão para a remoção das mesmas.  Eu, pessoalmente, concordo com a atitude e respeito-a pela coragem e o exemplo que está dando. Não há outra opção para ela e isso irá forçá-la a viver escondida? Jamais... Veja o vídeo com o depoimento dela. Via BBC

Suzane Richthofen e a justiça cega

Por: Franz Lima .  Suzane von Richthofen é uma bactéria resistente e fatal. Suas ações foram assunto por meses, geraram documentários e programas de TV. A bela face mostrou ao mundo que o mal tem disfarces capazes de enganar e seduzir. Aos que possuem memória curta, basta dizer que ela arquitetou a morte dos pais, simulou pesar no velório, sempre com a intenção de herdar a fortuna dos pais, vítimas mortas durante o sono. Mas investigações provaram que ela, o namorado e o irmão deste foram os executores do casal indefeso. Condenados, eles foram postos na prisão. Fim? Não. No Brasil, não. Suzane recebeu a pena de reclusão em regime fechado. Mas, invariavelmente, a justiça tende a beneficiar o "bom comportamento" e outros itens atenuantes, levando a ré ao "merecido" regime semi-aberto. A verdade é que ela ficaria solta, livre para agir e viver. Uma pessoa que privou os próprios pais do direito à vida, uma assassina fria e cruel, estará convivendo conosco, c

Pioneiros e heróis do espaço: mortos em um balão

* Há exatamente 100 anos subir 7400 metros, num balão, era um feito memorável. Consagrados por isto, três franceses - Sivel, Crocé-Spinelli e Tassandier - resolveram tentar uma aventura ainda mais perigosa: ultrapassar os 8 mil metros de altitude. Uma temeridade, numa época em que não existiam os balões ou as máscaras de oxigênio e este elemento precioso era levado para o alto em bexigas de boi com bicos improvisados. Uma temeridade tão grande que dois dos pioneiros morreram. Com eles, desapareceu boa parte das técnicas de ascensão da época que só os dois conheciam. Texto de Jean Dalba Sivel No dia 20 de abril de 1875, mais ou menos 20 mil pessoas acompanhavam à sua última morada, no cemitério de Père-Lachaise, os despojos de Teodoro Sivel e de Eustáquio Crocé-Spinelli - os nomes, na época da produção do artigo, eram escritos em português para facilitar a leitura e "valorizar" nossa própria cultura. A grafia correta dos nomes é Théodore Sivel e Joseph Eustache Cr