Pular para o conteúdo principal

Apocalypto: resenha do filme dirigido por Mel Gibson.




Por: Franz Lima. Curta nossa fanpage: Apogeu do Abismo


Caution: Spoilers...
 
O filme se passa em um determinado período da era pré-colombiana onde nos são apresentados jovens caçadores de uma aldeia. Seus rituais, o modo de caçar, a coesão entre eles, e principalmente, os laços de amizade e família. O diretor nos faz adquirir simpatia pelos caçadores, dando um aspecto bem tranquilo e familiar aos personagens.


Jaguar Paw, seu pai e dois amigos da tribo

Tudo fica calmo durante quase 1/3 do filme, sempre mostrando os aspectos comuns dos aldeões.
Então, como só um cineasta poderia representar, surgem os “vilões”. Homens mais preparados para o combate, caçadores cruéis e ágeis, armados e, ainda, agraciados com o fator surpresa. Estes invasores vem como só a morte poderia chegar: fria, rápida e calculista, sem poupar suas vítimas. Liderados por um violento guerreiro, eles conseguem subjugar toda a aldeia, com o preço de muitas vidas. Mulheres, crianças, nada foi poupado ante a passagem dos algozes.
Um fato interessante, que só se percebe mais a frente, é que a nação assassina e violenta é, na verdade, a civilização Maia, um dos maiores expoentes entre os povos pré-colombianos.

Caçadores Maias
Assim, após uma longa travessia pela floresta, envolta em tensão e tortura, os homens e mulheres aprisionados são apresentados a uma realidade totalmente diferente daquela a que estão acostumados. Eles se deparam com uma cidade gigantesca, com pessoas comercializando, dotada de uma clara hierarquia, onde as pessoas parecem viver em harmonia, conscientes de seu papel dentro desta sociedade. 
Mulheres Maias
Os homens cativos são encaminhados para um local diferente das mulheres. Elas são negociadas, ao passo que os homens mais fortes são selecionados para participar de um ritual. É neste ponto que somos apresentados às pirâmides maias. Mel Gibson consegue mostrar a grandiosidade da arquitetura deste povo, além de expressar a necessidade dos sacrifícios para melhorar as colheitas e agradar ao deus do Sol, Kulkulkan. Gibson faz parecer que as mortes (onde os corações são arrancados e expostos, e as cabeças cortadas, para depois serem arremessadas por escadaria abaixo) são uma constante nos hábitos deste povo, também deixando transparecer que aqueles que não participam do ritual são, na verdade, verdadeiros admiradores do sangue e da morte. Vale ressaltar que a visão da época, segundo muitos historiadores, era outra, pois havia a crença da necessidade dos sacrifícios rituais para que o povo continuasse a prosperar. O contraste entre as duas nações é gritante, ressaltada pela presença de uma outra aldeia destruída, onde os sobreviventes vagueiam pela floresta como zumbis, silenciosos e sinistros.
Caracterização impecável: notem os dentes e a maquiagem
 O filme culmina com a fuga de Jaguar Paw, um personagem dotado de coragem e força inspiradoras. A perseguição que se segue a esta fuga é motivada pela morte do filho do guerreiro chefe Maia, provocada por Jaguar.
Reconstituição de uma pirâmide Maia

As lições de vida que Jaguar Paw recebeu de seu pai, morto por um dos Maias, são usadas em sua escapada, mostrando adaptação e grande vigor contra seus perseguidores. O fugitivo tem em sua família (mulher e filho que estão presos em um fosso) a inspiração para continuar  tentando se manter vivo. Após várias mortes (sempre ladeadas de muito sangue e violência), Jaguar finda em uma praia na qual ele e seus atacantes se deparam com navios espanhóis. Os atacantes ficam estagnados diante da grandiosidade das naus e, aproveitando, Jaguar foge e salva sua família.
O fim do filme sugere que Jaguar percebeu a malignidade nos espanhóis, indo para o interior da floresta.


Notas:
  • Junto ao filme A Paixão de Cristo, este é um dos mais fiéis filmes de Gibson. Mesmo valendo-se de uma narrativa frenética, é possível ver o apuro na ambientação e nas indumentárias dos personagens. As atuações são convincentes e a utilização de atores com traços similares aos dos povos retratrados dão maior credibilidade à obra. 
  • Mesmo que criticado por alguns em função da violência, Apocalypto não é um filme exagerado. Para os povos pré-colombianos este tipo de ação era normal, sendo a ser considerada vital para a manutenção da paz e das colheitas. A fé exigia os sacrifícios e, inevitavelmente, eles ocorriam. 
  • Os rituais de sacrifício ganharam um tom  sombrio, mas é fato que eram uma constante, principalmente por conta do caráter religioso dessas cerimônias. 
  • A concepção e a representação de uma única cidade Maia dão uma breve ideia da importância e da real grandiosidade dessa civilização.
  • O filme foi todo falado em um dialeto Maia.

Elenco (via Wikipedia):

  • Rudy Youngblood - Jaguar Paw
  • Dalia Hernández - Seven
  • Jonathan Brewer - Blunted
  • Mayra Serbulo - Young Woman
  • Morris Birdyellowhead - Flint Sky
  • Carlos Emilio Báez - Turtles Run
  • Amílcar Ramírez - Curl Nose
  • Israel Contreras - Smoke Frog
  • Israel Ríos - Cocoa Leaf
  • María Isabel Díaz - Mother-in-Law
  • Iazúa Laríos - Sky Flower
  • Raoul Trujillo - Zero Wolf
  • Gerardo Taracena - Middle Eye
  • Rodolfo Palacios - Snake Ink
  • Ariel Galván - Hanging Moss
  • Fernando Hernandez - High Priest
  • Rafael Velez - Mayan King
  • Diana Botello - Mayan Queen
  • Bernardo Ruiz - Drunkards Four
  • Ricardo Díaz Mendoza - Cut Rock
  • Richard Can - Ten Peccary
  • Carlos Ramos - Monkey Jaw
  • Ammel Rodrigo Mendoza - Buzzard Hook
  • Marco Antonio Argueta - Speaking Wind
  • Aquetzali García - Oracle boy
  • Gabriela Marambio - Close-Up Mayan Girl
  • María Isidra Hoil - Oracle Girl
  • Abel Woolrich - Laughing man
Curta a fanpage do Apogeu: 




Comentários

  1. Respostas
    1. Não resta dúvida. Obra feita com muito cuidado e respeito ao espectador.

      Excluir
  2. melhor filme q eu ja vi na minha vida!! apesar da violencia,ele retrata de fato oq ocorreu naquela época !

    ResponderExcluir
  3. alguem me pasa o link pra assistir?
    tenho que fazer um resumo pra escola

    ResponderExcluir
  4. Os dois filmes do Mel Gibson foram bons apesar das críticas dos conservadores. Mas este em especial foi o melhor e mais bem produzido filme que eu já vi na minha vida.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não foram os conservadores que criticaram não, ao contrário, foram os "politicamente corretos".

      Excluir
  5. Os dois filmes do Mel Gibson foram bons apesar das críticas dos conservadores. Mas este em especial foi o melhor e mais bem produzido filme que eu já vi na minha vida.

    ResponderExcluir
  6. Realmente, um filme que vale assistir, envolvente.Show de bola.

    ResponderExcluir
  7. Realmente, um filme que vale assistir, envolvente.Show de bola.

    ResponderExcluir
  8. 2017 , faz 10 anos que assisti pela primeira vez e até agora não teve filme mais impactante , espetacular, melhor filme que vi na vida .

    ResponderExcluir
  9. Filme bom e informativo. Grande Mel Gibson

    ResponderExcluir
  10. Eu, como Professora de História não me canso de passar este filme para meus alunos, vou continuar passando até meus últimos dias de aposentadoria. Pois este é o melhor filme acerca das civilizações pre colombianas. Parabéns Mel Gibson voce é simplesmente demais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leia as críticas que o povo maia fez ao filme! Os Mais eram um povo pacífico. Eram astrônomos, engenheiros, religiosos... não faziam sacrifícios humanos. Triste ver que se engole tudo que apareça num filme. E mais ainda uma professora de história fazendo seus alunos engolirem uma ficção.

      Excluir
    2. Mano, eles eram os aztecas e não os maias o povo da bandeira do sol, mel Gilson fez sim um filme foda!

      Excluir
    3. Essa ai é burra, esse povo é os astecas e não os maias

      Excluir
  11. Excelente resenha,mas gostaria de fazer um adendo,o povo indígena "vilão" são os astecas e não os maias

    ResponderExcluir
  12. Gostei muito e foi o primeiro q conseguir assistir. Por que passa cenas com sangue. Rsrs
    Idicada pelo meu professor Rafael ��

    ResponderExcluir
  13. Esse filme, e o melhor filme, que eu assisti até hoje, meus parabéns a produção.

    ResponderExcluir
  14. Hello, I want to write a little review about the good work of drashaosemudiamen who cured me from HSV 1 and 2 for just 2 week with his herbal medicine, I never believe I can be normal again and have a good life like others I always unhappy the day I got diagnose with the virus, I was lost of hope when my doctor told me there is no cure for it but I keep thinking and thinking about my future, if I can have kids of my own well I am so grateful for my helper who get me cured with his herbal medicine, I went online in search of anything that can help me because I can’t deal with it forever so I found this doc solution email on a blog of someone who was cured by him I quickly contacted him for help and explained all my pain to him, he told me not to worry about it there is cure for real, I never believe until he sent me the herbal medicine when I ordered for it and I got it within 5 working days that is how I took the medicine for 2 weeks and the following week I went for test just to confirm I was 100% cured from this sickness what a miracle in my life I am so happy right now, you can also get in contact with him if you have such sickness through email. drashaosemudiamen@gmail. com call/whatsapp him: +2347052021645  
     https://www.facebook.com/Drashaosemudiamen    https://dr-asha-osemudiamen.webnode.com  

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Bethany Townsend, ex-modelo, expõe bolsa de colostomia de forma corajosa.

Bethany Townsend é uma ex-modelo inglesa que deseja, através de sua atitude, incentivar outras pessoas que sofrem do mesmo problema a não ter receio de se expor. Portadora de um problema que a atinge desde os três anos, Bethany faz uso das bolsas de colostomia  que são uma espécie de receptáculo externo conectado ao aparelho digestivo para recolher os dejetos corporais, e desejou mostrar publicamente sua condição.  Quero que outras pessoas não tenham vergonha de sua condição e é para isso que me expus , afirmou a ex-modelo. Bethany usa as bolsas desde 2010 e não há previsão para a remoção das mesmas.  Eu, pessoalmente, concordo com a atitude e respeito-a pela coragem e o exemplo que está dando. Não há outra opção para ela e isso irá forçá-la a viver escondida? Jamais... Veja o vídeo com o depoimento dela. Via BBC

Suzane Richthofen e a justiça cega

Por: Franz Lima .  Suzane von Richthofen é uma bactéria resistente e fatal. Suas ações foram assunto por meses, geraram documentários e programas de TV. A bela face mostrou ao mundo que o mal tem disfarces capazes de enganar e seduzir. Aos que possuem memória curta, basta dizer que ela arquitetou a morte dos pais, simulou pesar no velório, sempre com a intenção de herdar a fortuna dos pais, vítimas mortas durante o sono. Mas investigações provaram que ela, o namorado e o irmão deste foram os executores do casal indefeso. Condenados, eles foram postos na prisão. Fim? Não. No Brasil, não. Suzane recebeu a pena de reclusão em regime fechado. Mas, invariavelmente, a justiça tende a beneficiar o "bom comportamento" e outros itens atenuantes, levando a ré ao "merecido" regime semi-aberto. A verdade é que ela ficaria solta, livre para agir e viver. Uma pessoa que privou os próprios pais do direito à vida, uma assassina fria e cruel, estará convivendo conosco, c

Pioneiros e heróis do espaço: mortos em um balão

* Há exatamente 100 anos subir 7400 metros, num balão, era um feito memorável. Consagrados por isto, três franceses - Sivel, Crocé-Spinelli e Tassandier - resolveram tentar uma aventura ainda mais perigosa: ultrapassar os 8 mil metros de altitude. Uma temeridade, numa época em que não existiam os balões ou as máscaras de oxigênio e este elemento precioso era levado para o alto em bexigas de boi com bicos improvisados. Uma temeridade tão grande que dois dos pioneiros morreram. Com eles, desapareceu boa parte das técnicas de ascensão da época que só os dois conheciam. Texto de Jean Dalba Sivel No dia 20 de abril de 1875, mais ou menos 20 mil pessoas acompanhavam à sua última morada, no cemitério de Père-Lachaise, os despojos de Teodoro Sivel e de Eustáquio Crocé-Spinelli - os nomes, na época da produção do artigo, eram escritos em português para facilitar a leitura e "valorizar" nossa própria cultura. A grafia correta dos nomes é Théodore Sivel e Joseph Eustache Cr