Pular para o conteúdo principal

Humor e consciência: a importância do respeito pelos semáfaros de trânsito.


Por: Franz Lima.
A ilustração acima pode aparentemente estar ligada à brincadeira, ao humor. Entretanto, não há nada de mais sério que o trânsito brasileiro, responsável por um número gigantesco de mortes. Os índices não poupam sequer as áreas rurais. Some-se a isso o fato de que, quando não há fatalidades, restam os espólios dos acidentes: invalidez, mutilações, famílias destroçadas. 
Pensando em tudo o que foi dito acima, resolvi lançar esse post no Apogeu. Alertar nunca é demais, principalmente quando o desrespeito pelas leis de trânsito geram tantos óbitos e perdas.
Valendo-se de um simples código de cores, o semáfaro (ou sinal, em algumas cidades) serve como agente controlador do fluxo de veículos e pedestres. Mas a pressa, as bebidas, o estresse e outros fatores acabam por provocar uma "amnésia" nos motoristas e pedestres.
A ironia da ilustração no começo do post está muito bem aplicada. Em uma situação normal, o vermelho significa 'pare', o amarelo indica 'atenção' e o verde sinaliza 'siga'. Só que não é bem assim...
Para os motoristas, apenas duas cores estão no semáforo: o verde e o vermelho. Quantos acidentes não foram provocados pela teimosia em se achar que dá pra passar no 'amarelo'?
Já o ciclista e o motociclista - mesmo não sendo regra - creem que é possível ser mais veloz e ágil que os demais veículos, fato que também provoca muitos contratempos e acidentes.
O pedestre é uma vítima que, entretanto, também tem uma parcela de culpa nos graves desastres. Apesar de estar sempre ligado ao trânsito - já que é o elemento mais frágil dessa complexa rede - ele se deixa levar pela pressa, ansiedade e raiva. Incontestável o número de feridos e mortos nesse caótico e intrincado labirinto que chamamos de trânsito. 
Finalizando, restam os cães (e demais animais) que sofrem atropelamentos - acidentais ou não - e ficam jogados em acostamentos, aguardando a morte chegar. Acrescente às estatísticas os animais atropelados que morrem e provocam a perda de vida dos passageiros do automóvel.
De todos os problemas e situações que citei, creio que é possível perceber que há um elemento em comum a todos: o ser humano. Os meios de transporte e as leis de trânsito, aliados à engenharia de trânsito, são melhorias, formas de minimizar distâncias e encurtar o tempo para que pais, mães, filhos retornem aos seus lares. É inaceitável que a total ausência de compaixão pelo próximo, a falta de respeito pela vida e outros problemas ou falhas de caráter sejam justificativas para tantas mortes e sequelas. Chega de desrespeito às leis, aos semáforos e à vida. Todos temos o direito de ir e vir em segurança. Todos temos o direito à vida...
Não desprezem as três cores que - dentro de sua simplicidade - são as responsáveis pela manutenção da vida ou a sentença de morte.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Bethany Townsend, ex-modelo, expõe bolsa de colostomia de forma corajosa.

Bethany Townsend é uma ex-modelo inglesa que deseja, através de sua atitude, incentivar outras pessoas que sofrem do mesmo problema a não ter receio de se expor. Portadora de um problema que a atinge desde os três anos, Bethany faz uso das bolsas de colostomia  que são uma espécie de receptáculo externo conectado ao aparelho digestivo para recolher os dejetos corporais, e desejou mostrar publicamente sua condição.  Quero que outras pessoas não tenham vergonha de sua condição e é para isso que me expus , afirmou a ex-modelo. Bethany usa as bolsas desde 2010 e não há previsão para a remoção das mesmas.  Eu, pessoalmente, concordo com a atitude e respeito-a pela coragem e o exemplo que está dando. Não há outra opção para ela e isso irá forçá-la a viver escondida? Jamais... Veja o vídeo com o depoimento dela. Via BBC

Suzane Richthofen e a justiça cega

Por: Franz Lima .  Suzane von Richthofen é uma bactéria resistente e fatal. Suas ações foram assunto por meses, geraram documentários e programas de TV. A bela face mostrou ao mundo que o mal tem disfarces capazes de enganar e seduzir. Aos que possuem memória curta, basta dizer que ela arquitetou a morte dos pais, simulou pesar no velório, sempre com a intenção de herdar a fortuna dos pais, vítimas mortas durante o sono. Mas investigações provaram que ela, o namorado e o irmão deste foram os executores do casal indefeso. Condenados, eles foram postos na prisão. Fim? Não. No Brasil, não. Suzane recebeu a pena de reclusão em regime fechado. Mas, invariavelmente, a justiça tende a beneficiar o "bom comportamento" e outros itens atenuantes, levando a ré ao "merecido" regime semi-aberto. A verdade é que ela ficaria solta, livre para agir e viver. Uma pessoa que privou os próprios pais do direito à vida, uma assassina fria e cruel, estará convivendo conosco, c

Pioneiros e heróis do espaço: mortos em um balão

* Há exatamente 100 anos subir 7400 metros, num balão, era um feito memorável. Consagrados por isto, três franceses - Sivel, Crocé-Spinelli e Tassandier - resolveram tentar uma aventura ainda mais perigosa: ultrapassar os 8 mil metros de altitude. Uma temeridade, numa época em que não existiam os balões ou as máscaras de oxigênio e este elemento precioso era levado para o alto em bexigas de boi com bicos improvisados. Uma temeridade tão grande que dois dos pioneiros morreram. Com eles, desapareceu boa parte das técnicas de ascensão da época que só os dois conheciam. Texto de Jean Dalba Sivel No dia 20 de abril de 1875, mais ou menos 20 mil pessoas acompanhavam à sua última morada, no cemitério de Père-Lachaise, os despojos de Teodoro Sivel e de Eustáquio Crocé-Spinelli - os nomes, na época da produção do artigo, eram escritos em português para facilitar a leitura e "valorizar" nossa própria cultura. A grafia correta dos nomes é Théodore Sivel e Joseph Eustache Cr