Pular para o conteúdo principal

Qual a função do Medida Certa?


Por: Franz Lima.

Não gosto de dizer isso, mas a verdade é que ainda desconfio de programas como o Medida Certa, que a Globo lançou em nova versão. Valendo-se de celebridades, o programa prega que é possível emagrecer e levar uma vida saudável. Tal como em um livro de auto-ajuda, a série tem o firme propósito de servir como um estímulo adicional aos espectadores que queiram perder um quilos e levar uma vida mais saudável.
Ponto para a produção do programa: a ideia é ótima. Porém...

Quatro celebridades vão se mobilizar na busca de uma vida mais saudável na quarta edição do Medida Certa, do Fantástico. Os participantes da vez são o humorista Fábio Porchat e os cantores Preta Gil, Gaby Amarantos e César Menotti.

Porém ainda me restam algumas dúvidas quanto à eficácia de tal empreendimento, principalmente quando há um ponto básico nessa história: a falta de memória quase crônica do brasileiro. Estímulos são sempre um reforço para que avancemos para um ponto melhor. Mas são só estímulos...
A realidade do brasileiro é outra bem diferente. A grande maioria trabalha quase ao ponto de absoluto desgaste, enfrenta conduções precárias (e condições precárias também) e tem apenas um pequeno espaço de tempo para cuidar dos preparativos para o dia seguinte, além da família. Como esperar que alguém siga uma dieta e uma rotina destinadas a outra pessoa, sufocada pela rotina que acabei de citar e, ainda assim, obtenha sucesso em emagrecer? Difícil. E essa dificuldade amplia, volto a lembrar, pela curta memória que nós, brasileiros, temos. Enquanto o programa estiver rolando, muitos irão correr, malhar, diminuir os alimentos gordurosos e buscarão seguir quase que religiosamente as determinações dos treinadores e artistas envolvidos no projeto. Entretanto, essa é uma realidade com prazo de validade. Acabou o programa, gradualmente o estímulo irá diminuir até extinguir.
Infelizmente não há investimento por parte da emissora para trazer saúde ao público que vê o programa. A iniciativa seria válida se ela estivesse mais próxima da realidade do grande público, pois são raros os que podem pagar um personal trainer, dispõem de tempo e alimentação capazes de proporcionar o resultado final que a emissora espera dos participantes do 'reality show'.
Não sei qual foi o real investimento da Globo para elaborar essa série. Talvez nunca saiba. Mas isso não significa que os gastos sejam poucos. Personal trainer, cinegrafistas, sonoplastas, edição, iluminadores, cachês dos participantes, nutricionistas, fotógrafos, edição para a web, etc. É muito dinheiro investido e, acredite, isso não é porque a Globo quer você magro e saudável. 
Com algo em torno de milhões investidos, pensem em quantas academias populares - com treinadores - a emissora poderia oferecer para comunidades carentes de vários Estados do país? Quantas famílias com pessoas vitimadas pela obesidade mórbida poderiam ser assistidas? Estou sendo negativo nos questionamentos? Sim, o que não significa que não esteja sendo verdadeiro. Muito dinheiro investido em um programa que não passa de um reality show sem putaria (tal como é o BBB) e que visa, exclusivamente, o retorno financeiro. Preparem-se para propagandas escancaradas e escondidas (subliminares), alguma enrolação e a participação dos 'escolhidos' em futuros Domingão do Faustão.
Como disse no início, a ideia do programa é ótima, porém...



Comentários

  1. É você tem razão. Milhares de telespectadores vão ficar interessado, porém, alimentação saudável, mudança na alimentação, academia, dança, etc. É tudo muito caro é impossibilita assalariado pode utilizar. Até tentamos, mas!! Agora eu te pergunto: Alimentos geneticamente modificado é salvável? Na minha opinião além de ser cancerígenos desencadeia a obesidade, sem falar na vida sedentária que temos hoje em dia! Sou de uma época que fazer comida com banha de porco era saudável, mas também verdura e legume não tinha agrotóxico,fruta a gente pegava no pé.
    Hoje em dia, as frutas não tem o mesmo gosto, geralmente estão sem sabor. Coisa boba, mas vale a pena prestar atenção. Salsinha que vc colhe na horta tem um cheiro diferente, daquela que vc compra na feira. Se prestar atenção o que existe de propaganda milagrosa para emagrecer.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. São muitos os artifícios usados para ludibriar os espectadores, Leda. Infelizmente a busca pela perfeição (estética) é uma fonte de lucro para quem domina os meios de comunicação...

      Excluir
  2. E há alguma coisa na televisão que não visa lucro?

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Bethany Townsend, ex-modelo, expõe bolsa de colostomia de forma corajosa.

Bethany Townsend é uma ex-modelo inglesa que deseja, através de sua atitude, incentivar outras pessoas que sofrem do mesmo problema a não ter receio de se expor. Portadora de um problema que a atinge desde os três anos, Bethany faz uso das bolsas de colostomia  que são uma espécie de receptáculo externo conectado ao aparelho digestivo para recolher os dejetos corporais, e desejou mostrar publicamente sua condição.  Quero que outras pessoas não tenham vergonha de sua condição e é para isso que me expus , afirmou a ex-modelo. Bethany usa as bolsas desde 2010 e não há previsão para a remoção das mesmas.  Eu, pessoalmente, concordo com a atitude e respeito-a pela coragem e o exemplo que está dando. Não há outra opção para ela e isso irá forçá-la a viver escondida? Jamais... Veja o vídeo com o depoimento dela. Via BBC

Suzane Richthofen e a justiça cega

Por: Franz Lima .  Suzane von Richthofen é uma bactéria resistente e fatal. Suas ações foram assunto por meses, geraram documentários e programas de TV. A bela face mostrou ao mundo que o mal tem disfarces capazes de enganar e seduzir. Aos que possuem memória curta, basta dizer que ela arquitetou a morte dos pais, simulou pesar no velório, sempre com a intenção de herdar a fortuna dos pais, vítimas mortas durante o sono. Mas investigações provaram que ela, o namorado e o irmão deste foram os executores do casal indefeso. Condenados, eles foram postos na prisão. Fim? Não. No Brasil, não. Suzane recebeu a pena de reclusão em regime fechado. Mas, invariavelmente, a justiça tende a beneficiar o "bom comportamento" e outros itens atenuantes, levando a ré ao "merecido" regime semi-aberto. A verdade é que ela ficaria solta, livre para agir e viver. Uma pessoa que privou os próprios pais do direito à vida, uma assassina fria e cruel, estará convivendo conosco, c

Pioneiros e heróis do espaço: mortos em um balão

* Há exatamente 100 anos subir 7400 metros, num balão, era um feito memorável. Consagrados por isto, três franceses - Sivel, Crocé-Spinelli e Tassandier - resolveram tentar uma aventura ainda mais perigosa: ultrapassar os 8 mil metros de altitude. Uma temeridade, numa época em que não existiam os balões ou as máscaras de oxigênio e este elemento precioso era levado para o alto em bexigas de boi com bicos improvisados. Uma temeridade tão grande que dois dos pioneiros morreram. Com eles, desapareceu boa parte das técnicas de ascensão da época que só os dois conheciam. Texto de Jean Dalba Sivel No dia 20 de abril de 1875, mais ou menos 20 mil pessoas acompanhavam à sua última morada, no cemitério de Père-Lachaise, os despojos de Teodoro Sivel e de Eustáquio Crocé-Spinelli - os nomes, na época da produção do artigo, eram escritos em português para facilitar a leitura e "valorizar" nossa própria cultura. A grafia correta dos nomes é Théodore Sivel e Joseph Eustache Cr