Pular para o conteúdo principal

The Man of Tai Chi. Review do filme dirigido e estrelado por Keanu Reeves.

Os filmes antigos onde o Kung Fu ou o Karatê eram o tema principal sempre me fascinaram por sua estrutura singular, diálogos rápidos e as atuações exageradas. Como se seguindo o 'Caminho do Herói' descrito por Joseph Campbell, muitos roteiros tinham uma trama onde um homem descobria seus medos, enfrentava-os e, finalmente, vencia-os. Outro ponto do qual me recordo era o árduo trabalho das coreografias que, na época e em sua maioria, não dispunham dos recursos tecnológicos como hoje, incluindo os efeitos especiais. Muitos artistas marciais feriam-se durante os 'combates', o que não só mostrava a dedicação deles, como também dava uma sensação de veracidade ao espectador.
Mas o passado nunca fica esquecido.
Keanu Reeves é um ator muito conhecido do público ocidental. Ele atuou em filmes como Caçadores de Emoção e a trilogia Matrix, apenas para citar. Sua proximidade com a ação, logicamente, foi passada para este filme onde a adrenalina flui bem durante as cenas de luta.
Em seu primeira produção como diretor, Keanu é um agenciador de lutas ilegais. Sua índole violenta e cruel é demonstrada logo no início da produção, fato que, para observadores mais acostumados com este tipo de filme, entrega como será o final. 
Para investigar e apurar as lutas e os crimes relacionados a ela, a policial Suen Jing-Si (Karen Mok) coloca a própria vida em risco para elucidar os crimes e acabar com o esquema de combates ilegais.
As lutas são parte integrante de um reality show muito próximo do que vemos no UFC, porém sem quaisquer regras. Os lutadores são escolhidos por uma equipe que faz uma sondagem da vida dos participantes, descobrindo pontos fortes e fracos como lutadores, além de suas fragilidades da vida pessoal. 
Quando seu campeão tomba, Mark Donaka (Keanu Reeves) passa a buscar por um novo competidor capaz de cativar o público. Em uma luta oficial, Mark vê Tiger Chen, um lutador de Tai Chi que busca pela maior valorização de sua arte marcial. Com base nisso, Mark recruta Chen para participar de uma entrevista para um emprego como segurança, mas é apenas uma desculpa para testá-lo como combatente. Tiger mostra suas habilidades e impressiona Donaka. 
De volta a sua rotina, Chen continua seu trabalho como currier até que recebe a notícia de que seu templo será desapropriado por má conservação. Para salvar o templo, não resta a Chen outra alternativa que não seja lutar por dinheiro. 
O decorrer do filme mostra a absorção de Tiger pela violência e a vontade em provar que é o melhor. Suas atitudes vão degradando até um ponto no qual ele mesmo prejudica a preservação do templo, o respeito que seu mestre tem por ele. A imagem do Tai Chi foi maculada...
Como disse no início deste texto, a trama é previsível. A luta final (claro) tem ares de faroeste com uma boa dose de UFC, porém mantendo uma coreografia ótima que, para mim, peca apenas pelo uso dos cabos durante os combates. 
Observei que a direção de Keanu privilegiou a ação em detrimento do aprofundamento dos personagens, fato que não me surpreendeu por ser um filme obviamente voltado para entreter. Mesmo com algumas atuações no padrão 'overactor' (inclusive por parte de Reeves), The Man of Tai Chi agrada aos fãs do gênero e traz de volta a essência de games como Street Fighter e Mortal Kombat, onde vários estilos de luta eram postos à prova.  
Destaque para a cena onde Mark incita Chen a liberar seu lado negro, tal como Darth Vader fez com Luke (inclusive com a entonação da voz). O destaque negativo é a ausência de sangue e hematomas durante e após as lutas.
Há trechos onde é fácil identificar filmes como Ong Bak, Matrix e Star Wars, o que evidencia o tom pop da obra.
Levando-se em conta que o longa é inspirado nos grandes clássicos dos filmes de luta e que o roteiro segue um padrão já vigente, cabe ao espectador não criar grandes expectativas, desfrutando de um filme médio que tem méritos, mas não surpreenderá. 
Entretenimento e diversão, sem dúvida.

Dados Técnicos: 
Direção - Keanu Reeves
Coreografia de lutas - Yuen Wo Ping
Roteiro - Michael G. Cooney
Elenco - Tiger Chen (Tiger), Karen Mok (Suen Jing-Si), Keanu Reeves (Mark Donaka), Simon Yam (Superintendente Wong), Yu Hai (Master Yang) e Ye Qing (Ching Sha).

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Bethany Townsend, ex-modelo, expõe bolsa de colostomia de forma corajosa.

Bethany Townsend é uma ex-modelo inglesa que deseja, através de sua atitude, incentivar outras pessoas que sofrem do mesmo problema a não ter receio de se expor. Portadora de um problema que a atinge desde os três anos, Bethany faz uso das bolsas de colostomia  que são uma espécie de receptáculo externo conectado ao aparelho digestivo para recolher os dejetos corporais, e desejou mostrar publicamente sua condição.  Quero que outras pessoas não tenham vergonha de sua condição e é para isso que me expus , afirmou a ex-modelo. Bethany usa as bolsas desde 2010 e não há previsão para a remoção das mesmas.  Eu, pessoalmente, concordo com a atitude e respeito-a pela coragem e o exemplo que está dando. Não há outra opção para ela e isso irá forçá-la a viver escondida? Jamais... Veja o vídeo com o depoimento dela. Via BBC

Suzane Richthofen e a justiça cega

Por: Franz Lima .  Suzane von Richthofen é uma bactéria resistente e fatal. Suas ações foram assunto por meses, geraram documentários e programas de TV. A bela face mostrou ao mundo que o mal tem disfarces capazes de enganar e seduzir. Aos que possuem memória curta, basta dizer que ela arquitetou a morte dos pais, simulou pesar no velório, sempre com a intenção de herdar a fortuna dos pais, vítimas mortas durante o sono. Mas investigações provaram que ela, o namorado e o irmão deste foram os executores do casal indefeso. Condenados, eles foram postos na prisão. Fim? Não. No Brasil, não. Suzane recebeu a pena de reclusão em regime fechado. Mas, invariavelmente, a justiça tende a beneficiar o "bom comportamento" e outros itens atenuantes, levando a ré ao "merecido" regime semi-aberto. A verdade é que ela ficaria solta, livre para agir e viver. Uma pessoa que privou os próprios pais do direito à vida, uma assassina fria e cruel, estará convivendo conosco, c

Pioneiros e heróis do espaço: mortos em um balão

* Há exatamente 100 anos subir 7400 metros, num balão, era um feito memorável. Consagrados por isto, três franceses - Sivel, Crocé-Spinelli e Tassandier - resolveram tentar uma aventura ainda mais perigosa: ultrapassar os 8 mil metros de altitude. Uma temeridade, numa época em que não existiam os balões ou as máscaras de oxigênio e este elemento precioso era levado para o alto em bexigas de boi com bicos improvisados. Uma temeridade tão grande que dois dos pioneiros morreram. Com eles, desapareceu boa parte das técnicas de ascensão da época que só os dois conheciam. Texto de Jean Dalba Sivel No dia 20 de abril de 1875, mais ou menos 20 mil pessoas acompanhavam à sua última morada, no cemitério de Père-Lachaise, os despojos de Teodoro Sivel e de Eustáquio Crocé-Spinelli - os nomes, na época da produção do artigo, eram escritos em português para facilitar a leitura e "valorizar" nossa própria cultura. A grafia correta dos nomes é Théodore Sivel e Joseph Eustache Cr