Pular para o conteúdo principal

Resenha de Antes de Watchmen: Minutemen. O fim da série analisada por Filipe Gomes Sena.

Por: Filipe Gomes Sena (resenhista Master do Apogeu).

          O tempo passa rápido. Nem parece que há mais de oito meses eu estava aqui publicando a resenha do primeiro volume de Antes de Watchmen (link de todas as demais resenhas ao final do post). Ao longo desse tempo nos surpreendemos e nos decepcionamos com muitas coisas. Mas chegou ao fim a publicação dessa obra que dividiu opiniões e despertou o ódio dos fãs mais xiitas. E como não poderia deixar de ser, algo muito especial foi guardado para o fim. Falo de Antes de Watchmen – Minutemen.

Compare a foto com a ilustração acima

            Antes de Watchmen – Minutemen foi uma minissérie publicada em seis partes e compilada num volume de 156 páginas com preço de capa de R$ 21, 90. Como essa é uma série que não só fecha as publicações de Antes de Watchmen, mas também apresenta alguns dos personagens mais icônicos de Watchmen, o volume pode ser encontrado com três capas diferentes. Os desenhos e o roteiro são assinados por Darwyn Cooke.
            Quem conhece Watchmen sabe que os Minutemen foram os primeiros vigilantes mascarados a se organizar em um grupo. Durante muitos anos eles combateram o crime juntos, mas aos poucos o grupo se desfez. Os integrantes mais conhecidos do publico são o primeiro Coruja, a primeira Espectral e o Comediante. Depois da sua saída do grupo o Coruja, Hollis Mason, escreveu e publicou a sua biografia, revelando não só a sua identidade como também muitos dos segredos mais obscuros dos Minutemen. E foi esse gancho utilizado com maestria por Darwyn Cooke para compor a sua história. Sob a perspectiva de Hollis, viajamos através do passado do grupo, o passado de alguns de seus integrantes e como aos poucos a relação deles foi se degenerando até que o grupo terminou.
            De forma resumida posso dizer que a história ficou excelente. As narrativas dos fatos passados se mesclam com o que Hollis vive no presente ao apresentar sua biografia, até então não publicada, aos antigos companheiros, o que não só ajuda a delinear bem como a relação entre os antigos Minutemen se degenerou, mas também serve como gancho para vários flashbacks. Mas não é só isso, isso serve como pano de fundo para uma trama muito bem construída ao longo das seis edições, permeando por toda a trajetória dos Minutemen, contribuindo também para o seu fim.
            A arte de Cooke funciona de forma bem interessante. O visual cartunesco dos personagens, que me lembrou muito o visual das séries animadas da DC, não só combina muito com a trama, mas também servem para tirar um pouco do peso da história. Não se engane com o visual, o roteiro tem uns momentos bem pesados e com altos níveis de violência. Mesmo com o autor não mostrando mais que o necessário nas cenas mais fortes. Provavelmente seria bem mais chocante se o traço do artista fosse mais realista. Inclusive cabe destacar não só a narrativa visual, mas também como o autor consegue revelar pouco e dizer muito em algumas cenas.
            Em resumo, a última publicação de Antes de Watchmen não poderia ser melhor. O roteiro é bem acima da média e deixa no chinelo a grande maioria das outras minisséries de Antes de Watchmen. Inclusive fico bastante tentado a dizer que Minutemen é a melhor de todas, cujo principal mérito é dar mais vida a personagens tão pouco explorados na obra de Alan Moore, mas que sempre habitaram o imaginário daqueles que leram Watchmen. Os Minutemen mereciam ter sua história contada tão bem.

Antes de Watchmen: Coruja

Antes de Watchmen: Espectral

Antes de Watchmen: Rorschach

Antes de Watchmen: Dr. Manhattan

Antes de Watchmen: Comediante

Antes de Watchmen: Ozymandias

Antes de Watchmen: Dollar Bill e Moloch

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Bethany Townsend, ex-modelo, expõe bolsa de colostomia de forma corajosa.

Bethany Townsend é uma ex-modelo inglesa que deseja, através de sua atitude, incentivar outras pessoas que sofrem do mesmo problema a não ter receio de se expor. Portadora de um problema que a atinge desde os três anos, Bethany faz uso das bolsas de colostomia  que são uma espécie de receptáculo externo conectado ao aparelho digestivo para recolher os dejetos corporais, e desejou mostrar publicamente sua condição.  Quero que outras pessoas não tenham vergonha de sua condição e é para isso que me expus , afirmou a ex-modelo. Bethany usa as bolsas desde 2010 e não há previsão para a remoção das mesmas.  Eu, pessoalmente, concordo com a atitude e respeito-a pela coragem e o exemplo que está dando. Não há outra opção para ela e isso irá forçá-la a viver escondida? Jamais... Veja o vídeo com o depoimento dela. Via BBC

Suzane Richthofen e a justiça cega

Por: Franz Lima .  Suzane von Richthofen é uma bactéria resistente e fatal. Suas ações foram assunto por meses, geraram documentários e programas de TV. A bela face mostrou ao mundo que o mal tem disfarces capazes de enganar e seduzir. Aos que possuem memória curta, basta dizer que ela arquitetou a morte dos pais, simulou pesar no velório, sempre com a intenção de herdar a fortuna dos pais, vítimas mortas durante o sono. Mas investigações provaram que ela, o namorado e o irmão deste foram os executores do casal indefeso. Condenados, eles foram postos na prisão. Fim? Não. No Brasil, não. Suzane recebeu a pena de reclusão em regime fechado. Mas, invariavelmente, a justiça tende a beneficiar o "bom comportamento" e outros itens atenuantes, levando a ré ao "merecido" regime semi-aberto. A verdade é que ela ficaria solta, livre para agir e viver. Uma pessoa que privou os próprios pais do direito à vida, uma assassina fria e cruel, estará convivendo conosco, c

Pioneiros e heróis do espaço: mortos em um balão

* Há exatamente 100 anos subir 7400 metros, num balão, era um feito memorável. Consagrados por isto, três franceses - Sivel, Crocé-Spinelli e Tassandier - resolveram tentar uma aventura ainda mais perigosa: ultrapassar os 8 mil metros de altitude. Uma temeridade, numa época em que não existiam os balões ou as máscaras de oxigênio e este elemento precioso era levado para o alto em bexigas de boi com bicos improvisados. Uma temeridade tão grande que dois dos pioneiros morreram. Com eles, desapareceu boa parte das técnicas de ascensão da época que só os dois conheciam. Texto de Jean Dalba Sivel No dia 20 de abril de 1875, mais ou menos 20 mil pessoas acompanhavam à sua última morada, no cemitério de Père-Lachaise, os despojos de Teodoro Sivel e de Eustáquio Crocé-Spinelli - os nomes, na época da produção do artigo, eram escritos em português para facilitar a leitura e "valorizar" nossa própria cultura. A grafia correta dos nomes é Théodore Sivel e Joseph Eustache Cr