Pular para o conteúdo principal

Brasileiro cria prótese impressa em 3D através do projeto E-nable.




O despertar desta matéria foi visto inicialmente no site Garotas Nerds.
Marcelo Botelho é um estudante de engenharia mecânica, um designer de produto e um entusiasta da impressão 3D radicado no Brasil. No início deste ano, ele se deparou com um vídeo on-line sobre impressão de mãos protéticas 3D  e decidiu que queria tentar fazer uma para Luanderson, um garoto que pede dinheiro nas ruas. 


O primeiro projeto fracassou devido aos altos custos dos materiais necessários para criar o projeto que ele tinha encontrado e ele não pôde concluir o dispositivo para o jovem Luanderson. Um professor de uma escola entrou em contato com ele depois de ver um artigo de jornal sobre sua primeira tentativa de criar um dispositivo 3D impresso e perguntou se ele poderia fazer uma mão para um dos seus jovens alunos, um menino chamado Kelvin. Kelvin é um garoto cuja família vive na periferia de São Paulo e ele tinha vergonha de sua mão, sempre escondendo isso de pessoas. Marcelo não desistiu de fazer uma prótese 3D de mão e começou a procurar on-line por um outro projeto, sempre na esperança de encontrar um que não exigisse os mesmos tipos de materiais caros como o primeiro projeto que ele tinha tentado. Em sua pesquisa, ele descobriu "e-Nable's Cyborg Best design " e baixou os arquivos. 

Porque a e-Nable se esforça para tornar nossos projetos como baixo custo possível - Marcelo foi capaz de completar um dispositivo para Kelvin e até mesmo criou no tema de "Ben 10" - um de seus personagens favoritos. Ele queria que ele se sentir como um super-herói e apresentou a ele em sua escola. No vídeo acima, você pode vê-lo sendo montado para o dispositivo, brincar com os brinquedos e tomar um momento para si mesmo para desfrutar de seus novos dedos.
Marcelo espera que a mídia venha a descobri-lo em seu país para que ele possa compartilhar a notícia da e-Nable, ajudar a encontrar uma maneira de obter mais impressoras 3D em comunidades que precisam de ajuda com próteses de baixo custo, além de ensinar aos outros como fazê-las.
Agora, por causa dos projetos da e-Nable, Marcelo pode finalmente concluir uma mão para Luanderson também.
"A esperança de e-Nable é continuar a trabalhar nestes projetos que custam tão pouco para produzir o máximo possível, para que as famílias e indivíduos em países onde a oferta é limitada e muito cara para adquirir - possam simplesmente imprimir e criá-los. Nosso objetivo é produzir projetos que custam pouco para produzir, sejam seguros e confortáveis ​​e possam ser facilmente montados por qualquer pessoa, em qualquer lugar ao redor do mundo.
Esperamos começar a divulgação para países com populações carentes e iniciar um esforço global para educar as pessoas sobre a impressão 3D e apenas quanto de uma mudança que pode fazer na vida das pessoas de todo o mundo."
Você gostaria de ajudar a fazer a mão? 

Gostaria de entrar na lista de espera para uma prótese? 

Você gostaria que alguém ajudasse a criar peças de impressão para você, assim você pode fazer um destes dispositivos para alguém que ama?

Para nos ajudar a obter materiais, compra de impressoras 3D e obter equipes de voluntários para ensinar os outros em locais carentes ao redor do mundo que têm uma grande necessidade do baixo custo e dispositivos facilmente montados para compor a mão protética - congratulamo-nos com todas as doações que você gostaria de oferecer.
Obrigado por nos ajudar a fazer a diferença.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Bethany Townsend, ex-modelo, expõe bolsa de colostomia de forma corajosa.

Bethany Townsend é uma ex-modelo inglesa que deseja, através de sua atitude, incentivar outras pessoas que sofrem do mesmo problema a não ter receio de se expor. Portadora de um problema que a atinge desde os três anos, Bethany faz uso das bolsas de colostomia  que são uma espécie de receptáculo externo conectado ao aparelho digestivo para recolher os dejetos corporais, e desejou mostrar publicamente sua condição.  Quero que outras pessoas não tenham vergonha de sua condição e é para isso que me expus , afirmou a ex-modelo. Bethany usa as bolsas desde 2010 e não há previsão para a remoção das mesmas.  Eu, pessoalmente, concordo com a atitude e respeito-a pela coragem e o exemplo que está dando. Não há outra opção para ela e isso irá forçá-la a viver escondida? Jamais... Veja o vídeo com o depoimento dela. Via BBC

Suzane Richthofen e a justiça cega

Por: Franz Lima .  Suzane von Richthofen é uma bactéria resistente e fatal. Suas ações foram assunto por meses, geraram documentários e programas de TV. A bela face mostrou ao mundo que o mal tem disfarces capazes de enganar e seduzir. Aos que possuem memória curta, basta dizer que ela arquitetou a morte dos pais, simulou pesar no velório, sempre com a intenção de herdar a fortuna dos pais, vítimas mortas durante o sono. Mas investigações provaram que ela, o namorado e o irmão deste foram os executores do casal indefeso. Condenados, eles foram postos na prisão. Fim? Não. No Brasil, não. Suzane recebeu a pena de reclusão em regime fechado. Mas, invariavelmente, a justiça tende a beneficiar o "bom comportamento" e outros itens atenuantes, levando a ré ao "merecido" regime semi-aberto. A verdade é que ela ficaria solta, livre para agir e viver. Uma pessoa que privou os próprios pais do direito à vida, uma assassina fria e cruel, estará convivendo conosco, c

Pioneiros e heróis do espaço: mortos em um balão

* Há exatamente 100 anos subir 7400 metros, num balão, era um feito memorável. Consagrados por isto, três franceses - Sivel, Crocé-Spinelli e Tassandier - resolveram tentar uma aventura ainda mais perigosa: ultrapassar os 8 mil metros de altitude. Uma temeridade, numa época em que não existiam os balões ou as máscaras de oxigênio e este elemento precioso era levado para o alto em bexigas de boi com bicos improvisados. Uma temeridade tão grande que dois dos pioneiros morreram. Com eles, desapareceu boa parte das técnicas de ascensão da época que só os dois conheciam. Texto de Jean Dalba Sivel No dia 20 de abril de 1875, mais ou menos 20 mil pessoas acompanhavam à sua última morada, no cemitério de Père-Lachaise, os despojos de Teodoro Sivel e de Eustáquio Crocé-Spinelli - os nomes, na época da produção do artigo, eram escritos em português para facilitar a leitura e "valorizar" nossa própria cultura. A grafia correta dos nomes é Théodore Sivel e Joseph Eustache Cr