{lang: 'en-US'}

quarta-feira, 28 de maio de 2014

terça-feira, 27 de maio de 2014

Game of Thrones: casas recebem suas versões Disney.


Mariana Moreno é uma artista mexicana de quadrinhos e ilustradora, membro da equipe criativa do estúdio Ka-Boom!Sua arte é muito interessante pelo nível de criatividade apresentado. Por tais atributos, nada mais justo que sua presença aqui no Apogeu.
Contatos com a artista: Ka-boom!  Twitter Deviantart 




Aluna de 15 anos cria novo teste para HIV mais rápido e barato


Fonte: O Globo.

Aluna da York House School, escola de ensino médio apenas para meninas, Nicole Ticea desenvolveu um mecanismo onde a pessoa que deseja saber se contém o vírus pinga gotas de sangue em um chip, com o resultado quase instantâneo. O sistema utiliza métodos semelhantes aos testes de gravidez acessíveis em qualquer farmácia.
Em vez de se valer de anticorpos do HIV, como na maioria dos outros testes, Ticea usou o recurso da Amplificação Isotérmica de Ácido Nucleio, onde o vírus é literalmente amplificado de forma acelerada. Isso suprime o intervalo de tempo no qual a pessoa infectada ainda recebe resultados negativos de exames de anticorpos por conta da demora do sistema imunológico em processar uma resposta ao vírus.
A invenção de Ticea contrasta com outros testes de amplificação do HIV, mais caros e demorados. A descoberta foi o produto de uma competição de ciências de sua escola, onde estudantes desenvolvem projetos auxiliados por acadêmicos e universitários. Ticea, por exemplo, contou com a ajuda do professor Mark Brockman e do aluno de graduação Gursev Anmole, ambos da Simon Fraser University.
Embora bem sucedida, a invenção da estudante ainda precisa ser refinada para que possa chegar às farmácias no futuro. Ticea já prometeu que vai continuar com suas pesquisas em paralelo às atividades regulares de sua escola.

Franz diz: notícias como esta são mais um motivo para que eu questione a lentidão no surgimento de uma vacina para a AIDS. Mas eu também seria muito inocente se não levasse em conta que, infelizmente, não é lucrativo para a indústria farmacêutica a venda da cura, já que a doença é extremamente mais proveitosa para os cofres
Bem, ao menos nos resta a ótima notícia da descoberta da menina que, obviamente, irá ajudar muitos que aguardam pelo teste. Quanto mais rápido souber do problema, mais rápido será o tratamento para evitar a evolução da doença, além de evitar que, por desconhecimento, um portador do vírus passe-o adiante.

Ben, Ali e Olivia: amor que superou a morte.


Fonte: Catraca Livre

Ben Nunery é pai da linda Olivia. A menina é fruto da união de Ben com sua esposa Ali que, infelizmente, veio a falecer de câncer com a idade de 31 anos. Ali morreu no anos de 2011. O matrimônio ocorreu em 2009 e, à época, eles decidiram imortalizar o momento com fotos a dois na casa que seria seu lar.  Pouco mais de dois anos se passaram após o casamento e Ali faleceu, deixando a pequena Olivia e Ben
Para dizer adeus, a irmã de Ali, a fotógrafa Melanie Tracy Pace, resolveu refazer a sessão de fotos que Ben e Ali fizeram no dia do casamento. O resultado está aqui, emocionando quem quiser ver. 
Segundo Ben, o ensaio não destina-se a relembrar o pesar da perda, mas o amor que a história do casal representou.
 












Novidades literárias pela Companhia das Letras


Coleção Georges Simenon:
Protagonizados pelo Comissário Maigret, os três primeiros livros da nova coleção Simenon seguem a ordem cronológica das histórias escritas pelo mestre da literatura policial:
(Tradução de André Telles)
-
O réu e o rei, de Paulo Cesar de Araújo
Esta história omeça em 1965, quando um menino pobre de Vitória da Conquista, no interior da Bahia, ouve pela primeira vez “Quero que tudo vá pro inferno”. Magnetizado pelo poder da canção, ele se tornaria instantaneamente fã do rei da música brasileira. Estava ali a semente de Roberto Carlos em detalhes, a primeira grande biografia do ícone da Jovem Guarda, apreendida como resultado de processos movidos pelo cantor. Objeto de verdadeira polêmica pública, a batalha em torno da proibição do livro é o cerne deste relato. Paulo Cesar de Araújo conta a história da sua intensa relação com a música de Roberto Carlos, os dezesseis anos de pesquisa que embasaram a redação da biografia e, por fim, os meandros de uma das mais comentadas e controversas guerras judiciais travadas recentemente no Brasil. É uma história ainda sem ponto final, mas sobretudo por isso necessária, que deve ser lida por todos os que se interessam pelo debate em torno da liberdade de expressão em nosso país.

Dias de feira, de Julio Bernardo
Toda semana, na mesma rua, ela está lá: a feira livre, patrimônio cultural, gastronômico e social do Brasil. Mas entre os cachos de banana, pastéis fritos na hora e sobrecoxas de frango caipira – quem anima a feira? Como ela funciona? Que histórias estão por trás dessa forma tão antiga e ainda tão popular de comércio, até mesmo numa megalópole como São Paulo?
O texto divertido, leve, esclarecedor e assumidamente nostálgico de Julio Bernardo passeia pelas feiras de São Paulo, mostrando – com didatismo e humor – o funcionamento e toda a dinâmica social e econômica das feiras. Mais do que isso, o autor, que é filho de feirantes, chef de cozinha e um dos blogueiros gastronômicos mais ácidos da internet brasileira, recupera histórias, causos, tragédias e episódios de personagens que compõem a vasta e rica comédia humana que é a feira. Mocinhos e bandidos, gostosonas e espertalhões, justiceiros e paus d’água: tipos humanos inesquecíveis depois da leitura desse livro encantador.

Contos do nascer da Terra, de Mia Couto
Nesta reunião de 35 contos breves, a maior parte deles publicada originalmente em jornais e revistas, o escritor moçambicano Mia Couto leva o leitor a um passeio por notáveis cenas insólitas inspiradas no cotidiano de seu país.

Dez de dezembro, de George Saunders (Tradução de José Geraldo Couto)
Dez de dezembro é uma visão alucinante e sarcástica da vida contemporânea. Da história do sequestro de uma garota três dias antes do seu aniversário, passando pela parábola de ressonâncias kafkianas sobre um pai que reencena os principais eventos de sua vida em um poste diante do jardim de casa, à narrativa tocante da expedição imaginária de um garoto gordinho, os contos inventivos e emocionantes reunidos neste volume parecem sinalizar uma nova era para a narrativa breve em nossos dias. Com este livro, o norte-americano George Saunders sacudiu o cenário das letras contemporâneas de seu país, arrancando os mais rasgados elogios da crítica e de outros escritores graças, em grande parte, a uma escrita tão virtuosística quanto humana. Munido das ferramentas dos melhores ficcionistas, Saunders ergue com este livro um cenário singular. A prova de gênio de um ficcionista necessário e inesquecível. 
A cidade ilhada, de Milton Hatoum (edição de bolso)
Milton Hatoum reuniu em A cidade ilhada relances da experiência vivida em tramas brevíssimas, de dicção enxuta, em que tudo ganha nitidez máxima – e máximo poder de iluminação. As sementes destes contos não poderiam ser mais diversas: a primeira visita a um bordel em “Varandas da Eva”; uma passagem de Euclides da Cunha em “Uma carta de Bancroft”; a vida de exilados em “Bárbara no inverno”; o amor platônico por uma inglesinha em “Uma estrangeira da nossa rua”. Com mão discreta e madura, Hatoum trabalha esses fragmentos da memória até que adquiram outro caráter: frutos do acaso e da biografia pessoal, eles se mostram como imagens exemplares do curso de nossos desejos e fracassos. Breves como são, estas histórias guardem em si a mesma potência expansiva e explosiva que o leitor já conhecia desde Dois irmãos e Cinzas do Norte.

Editora Paralela

O Planeta Neymar, de Paulo Vinícius Coelho
Paulo Vinícius Coelho, o jornalista que mudou a maneira como o brasileiro vê futebol, foi o primeiro a escrever sobre o craque Neymar, quando ele ainda tinha treze anos. Para PVC, como é conhecido o comentarista da ESPN e colunista da Folha de S.Paulo, Neymar, o melhor jogador da Copa das Confederações de 2013 e a grande esperança brasileira para a próxima Copa, não só representa a retomada da boa tradição do futebol arte, como significa também uma grande mudança na maneira como os craques nacionais gerenciam a própria carreira.
Neste livro, Paulo Vinícius Coelho analisa a carreira do atacante do Barcelona desde o tempo em que, garoto, jogava futsal em São Vicente, no litoral paulista, passando pela vitoriosa carreira em um dos melhores times do Santos e culminando com a espetacular atuação pela seleção brasileira na Copa das Confederações. Ao contrário do argentino Lionel Messi, Neymar preferiu se formar e jogar por cinco temporadas no Brasil, antes de ir para a Espanha. Sua carreira, muito bem planejada pelo pai, é um sucesso nos gramados e fora dele.

Eventos literários divulgados pela Companhia das Letras.


Lançamento de Poesia total
  • Segunda-feira, 26 de maio, às 19h
    Antonio Cicero e convidados fazem leitura dos poemas de Waly Salomão no evento de lançamento de Poesia total.
    Local: Livraria da Travessa Shopping Leblon – Avenida Afrânio de Melo Franco, 290, Leblon – Rio de Janeiro, RJ
  • Sábado, 31 de maio, às 17h
    Leitura com participação de Fabiana Cozza, Bruna Beber, Elias Andreato, Marcelino Freire e convidados.
    Local: Livraria Cultura – Av. Paulista, 2073, Conjunto Nacional – São Paulo, SP
Ana Miranda no Sempre um Papo
Ana Miranda é convidada do Sempre um Papo e lança seu novo livro, Semíramis, em Belo Horizonte e São Paulo.
  • Segunda-feira, 26 de maio, às 19h30
    Local: Sala Juvenal Dias no Palácio das Artes – Avenida Afonso Pena, 1537 – Belo Horizonte, MG
  • Terça-feira, 27 de maio, às 20h
    Local: SESC Vila Mariana – Rua Pelotas, 141, Vila Mariana – São Paulo, SP
Ana Paula Padrão autografa seu novo livro em Santa Catarina
Balneário Camboriú e São José recebem Ana Paula Padrão para o lançamento de O amor chegou tarde em minha vida.
  • Quarta-feira, 28 de maio, às 19h
    Local: Balneário Shopping – Av. Santa Catarina, 01, Bairro dos Estados – Balneário Camboriú, SC
  • Quinta-feira, 29 de maio, às 19h30
    Local: Continente Shopping – Rodovia BR 101, s/nº, KM 46 – São José, SC
Jornada Simenon
Quinta-feira, 29 de maio, às 19h30
John Simenon, Tony Bellotto e Raphael Montes realizam debate sobre a obra de Georges Simenon para comemorar o relançamento de sua obra pela Companhia das Letras.
Local: Casa do Saber Rio O Globo Avenida Epitácio Pessoa, 1164 Rio de Janeiro, RJ

Agenda Brasileira em Recife
Quinta-feira, 29 de maio, às 14h
André Botelho, Eliane Veras Soares e Lilia Moritz Schwarcz participam do debate “Agenda Brasileira: temas fundamentais da sociedade”, promovido pelo PPGS da Universidade Federal de Pernambuco e pela editora Companhia das Letras.
Local: Auditório Manuel Correia de Andrade na Universidade Federal de Pernambuco – CFCH Recife, PE

Feira Pan-Amazônica do Livro
Autores da Companhia das Letras participam da 18ª edição do evento.
  • Milton Hatoum participa de encontro
    Sexta-feira, 30 de maio, às 19h
    O autor de Dois irmãos e A cidade ilhada é um dos homenageados da Feira Pan-Amazônica do livro e participa de encontro com leitores.
    Local: Auditório Dalcídio Jurandir no Centro de Convenções e Feiras da Amazônia Av. Dr. Freitas s/n Belém, PA
  • Sérgio Rodrigues é convidado da feira
    Domingo, 1º de junho, às 19h
    Sério Rodrigues, autor de O drible, participa de encontro literário.
    Local: Auditório Dalcídio Jurandir no Centro de Convenções e Feiras da Amazônia Av. Dr. Freitas s/n Belém, PA
Sério Rodrigues participa do Litercultura
Sexta-feira, 30 de maio, às 19h30
Sério Rodrigues é convidado do Litercultura para falar sobre “O futebol como personagem de romance”.
Local: Teatro Paiol Praca Guido Viaro, s/nº, Prado Velho Curitiba, PR

Café com Poesia especial Rilke
Sábado, 31 de maio, às 10h30
Tercio Redondo participa do Café com Poesia especial Rilke. Inscrições gratuitas pelo e-mail cursos@companhiadasletras.com.br
Local: Loja da Companhia das Letras por Cultura – Av. Paulista, 2073, Conjunto Nacional – São Paulo, SP

Encontro de leitores da Seguinte
Para marcar o lançamento de A escolha, de Kiera Cass, a editora Seguinte promove encontro com leitores em várias cidades do país.
  • Belo Horizonte
    Sábado, 31 de maio, às 16h
    Local: Livraria Leitura do BH Shopping – BR-356 – Belo Horizonte, MG
  • Fortaleza
    Sábado, 31 de maio, às 13h
    Local: Livraria Cultura – Avenida Dom Luís, 1010– Fortaleza, CE
Lançamento de Dias de feira
Sábado, 31 de maio, às 17h
Julio Bernardo autografa seu novo livro em São Paulo.
Local: Livraria da Vila Fradique – Rua Fradique Coutinho, 915 – São Paulo, SP

segunda-feira, 26 de maio de 2014

Teste nerd: reconhece essas versões das casas de Game of Thrones?



Olá, leitores. Esse é um teste simples para apurar como estão seus conhecimentos sobre o universo do cinema, animes e quadrinhos. As flâmulas deste post representam versões de algumas casas de Game of Thrones, mas adaptadas a personagens da cultura pop. Reconhece todos? Então descreva nos comentários quem são os donos das casas e o que significam seus lemas...
Are you ready?














Lista de Compras: Canecas Geek e Nerd


Fonte: Uping
A PIADA MORTAL

Disponíveis no site Uping, as canecas são em porcelana e custam R$ 21,00 cada. As estampas fazem referência ao clássico A Piada Mortal e também ao filme De Volta para o Futuro.


DE VOLTA PARA O FUTURO




ON-OFF


 

←  Anterior Proxima  → Página inicial