Pular para o conteúdo principal

Feliz aniversário, Mauricio de Sousa. Parabéns!!!!!

Por: Franz Lima.
Amigos, não vou me ater ao histórico - um relato linear e temporal - de Mauricio de Sousa. Suas proezas e legado para os quadrinhos nacionais e do mundo são notórias. A Turma da Mônica é conhecida em muitos países e, principalmente, respeitada por trazer alegria a incontáveis gerações.
Dito isto, o que mais poderia escrever sobre esse mito dos quadrinhos? Mauricio não só criou um universo que esteve e está presente em gerações de leitores, mas é um referencial quando o assunto é sucesso.
A Turma da Mônica é unanimidade entre os leitores de HQ. E o que a levou a esse patamar? Bem, as tramas da turma do bairro do Limoeiro são simples em sua essência, cheias de humor e com uma linguagem acessível a pessoas de todas as idades. Não é preciso sequer saber ler para curtir as aventuras, fato que comprovo com a alegria que minha filha demonstra ao "ler" os gibis. Ao ver uma criança pegar uma revistinha e dela obter boas risadas, além de adquirir o gosto pela leitura, só posso concluir que o material que ela tem em mãos é digno do meu respeito.
As criações do aniversariante Mauricio de Sousa já são um patrimônio de nossa cultura. Cada personagem tem sua própria legião de fãs que, por sua vez, seguem e idolatram o pai de uma família que é parte indissolúvel da infância de incontáveis crianças... e também dos adultos que eles se tornarão.
Mauricio é um vencedor por sua persistência e foco. Ele venceu onde muitos tombaram, insistiu nas animações em uma época onde tudo era difícil e desacreditado. Um desenho animado com qualidade, feito no Brasil? Muitos riram dessa possibilidade. Muitos erraram...
Suas personagens evoluíram em visual, fato que não comprometeu a  docilidade de suas personalidades. O tom infantil torna a leitura agradável, mas isso não impediu que Mauricio criasse histórias incluindo cegos, cadeirantes e outras pessoas com necessidades especiais. 
Contemplando o futuro, o autor lançou DVD com a linguagem em libras, ideal para os surdos. 
Porém, como um pai que reconhece que seus filhos cresceram, ele não privou suas crias da liberdade. Todo pai é uma referência eterna para seus filhos. O amor deles não diminuirá, mesmo quando novos horizontes surgirem. Assim, Mauricio de Sousa lançou o selo Graphic MSP, onde seus filhos recebem abordagens diferentes, mais maduras e plenas de emoção. Não há ciúme por causa disso, apenas o sentimento de que o futuro é promissor. 
Ontem ele completou 80 anos, cheio da vitalidade que só tem quem faz o que ama. O dia 27 de outubro é uma data especial, onde nós, leitores e fãs, comemoramos a vida e a produtividade de um homem que acreditou em si mesmo e é inspiração para muitos.
O sempre simpático Mauricio de Sousa é um vencedor cuja importância no vasto universo das HQ é tão importante  quanto gênios do peso de Will Eisner e Walt Disney.
Feliz aniversário, Mauricio! Que sua turminha continue a encantar os meus filhos e os filhos que deles virão. 

Curta nossa fanpage: Apogeu do Abismo


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Bethany Townsend, ex-modelo, expõe bolsa de colostomia de forma corajosa.

Bethany Townsend é uma ex-modelo inglesa que deseja, através de sua atitude, incentivar outras pessoas que sofrem do mesmo problema a não ter receio de se expor. Portadora de um problema que a atinge desde os três anos, Bethany faz uso das bolsas de colostomia  que são uma espécie de receptáculo externo conectado ao aparelho digestivo para recolher os dejetos corporais, e desejou mostrar publicamente sua condição.  Quero que outras pessoas não tenham vergonha de sua condição e é para isso que me expus , afirmou a ex-modelo. Bethany usa as bolsas desde 2010 e não há previsão para a remoção das mesmas.  Eu, pessoalmente, concordo com a atitude e respeito-a pela coragem e o exemplo que está dando. Não há outra opção para ela e isso irá forçá-la a viver escondida? Jamais... Veja o vídeo com o depoimento dela. Via BBC

Suzane Richthofen e a justiça cega

Por: Franz Lima .  Suzane von Richthofen é uma bactéria resistente e fatal. Suas ações foram assunto por meses, geraram documentários e programas de TV. A bela face mostrou ao mundo que o mal tem disfarces capazes de enganar e seduzir. Aos que possuem memória curta, basta dizer que ela arquitetou a morte dos pais, simulou pesar no velório, sempre com a intenção de herdar a fortuna dos pais, vítimas mortas durante o sono. Mas investigações provaram que ela, o namorado e o irmão deste foram os executores do casal indefeso. Condenados, eles foram postos na prisão. Fim? Não. No Brasil, não. Suzane recebeu a pena de reclusão em regime fechado. Mas, invariavelmente, a justiça tende a beneficiar o "bom comportamento" e outros itens atenuantes, levando a ré ao "merecido" regime semi-aberto. A verdade é que ela ficaria solta, livre para agir e viver. Uma pessoa que privou os próprios pais do direito à vida, uma assassina fria e cruel, estará convivendo conosco, c

Pioneiros e heróis do espaço: mortos em um balão

* Há exatamente 100 anos subir 7400 metros, num balão, era um feito memorável. Consagrados por isto, três franceses - Sivel, Crocé-Spinelli e Tassandier - resolveram tentar uma aventura ainda mais perigosa: ultrapassar os 8 mil metros de altitude. Uma temeridade, numa época em que não existiam os balões ou as máscaras de oxigênio e este elemento precioso era levado para o alto em bexigas de boi com bicos improvisados. Uma temeridade tão grande que dois dos pioneiros morreram. Com eles, desapareceu boa parte das técnicas de ascensão da época que só os dois conheciam. Texto de Jean Dalba Sivel No dia 20 de abril de 1875, mais ou menos 20 mil pessoas acompanhavam à sua última morada, no cemitério de Père-Lachaise, os despojos de Teodoro Sivel e de Eustáquio Crocé-Spinelli - os nomes, na época da produção do artigo, eram escritos em português para facilitar a leitura e "valorizar" nossa própria cultura. A grafia correta dos nomes é Théodore Sivel e Joseph Eustache Cr