{lang: 'en-US'}

sexta-feira, 27 de fevereiro de 2015

Nota de despedida: morre Leonard Nimoy, o Spock, aos 83 anos.


Jim Parsons e Leonard Nimoy
Um dos mais conhecidos atores de toda uma geração se despede hoje. Leonard Nimoy, o Spock de Jornada nas Estrelas, faleceu aos 83 anos vitimado por uma doença pulmonar.
Atuou em diversas produções cinematográficas e também em séries. Contudo, sua mais reconhecida atuação está em Spock, um vulcano que é o ponto de equilíbrio na tripulação da U.S.S. Entreprise, nave comandada pelo Capitão Kirk. 
Spock é um marco na cultura Geek/Nerd. A saudação vulcana - acima representada - se tornou o cumprimento obrigatória entre os trekkers (admiradores de Star Trek) e é reconhecida mundialmente. Mas Spock não seria o mesmo sem a interpretação única de Leonard Nimoy.
Não fume. Eu fumei. Queria nunca tê-lo feito.

Até pouco tempo o ator atuava na área fotográfica e anunciara sua doença. Muitos foram os conselhos para os fãs, principalmente no tocante ao uso de cigarros.
Em seu último twitte, Nimoy disse a seguinte frase: 
"A vida é como um jardim. Momentos perfeitos podem ter acontecido, mas não preservados, exceto na memória"

Pouco resta a nós, fãs, exceto o pesar da despedida. Entretanto, nossa memória sempre guardará os bons momentos da personagem e do ator, além dos conselhos que Nimoy enviava a seus seguidores pelo twitter. 
Sua vida pode não ter sido tão longa quanto esperávamos, mas é certo que foi tão próspera quanto ele merecia.
Descanse em paz...

Franz Lima

A despedida de Oliver Sacks. Uma lição de vida através da proximidade da morte.


Texto: Franz Lima.
Serei o mais sincero possível: eu não conheço as obras de Oliver Sacks. Também não sei nada sobre a pessoa do escritor. Mas nada disso me impede de admirar o ser humano que se mostrou superior à proximidade da morte.
Sacks tem pouco tempo de vida em função de um câncer terminal. Ao contrário de muitas pessoas, o escritor e neurologista mostrou uma calma incomum diante do inevitável, fato que me surpreendeu. 
Através de uma carta aberta ao público, ele agradeceu pelo tempo de vida que lhe foi concedido, por ter escrito suas obras, pela companhia das pessoas que ama e, principalmente, pelo tempo que lhe resta. 
Mas, acima de tudo, Oliver Sacks deixa um legado ainda maior que suas obras literárias e os trabalhos como neurologista. Ele nos presenteou com um exemplo incontestável de sabedoria. Não a sabedoria adquirida através dos livros. Não a sabedoria de um profissional competente. O que fica é a sabedoria de um homem que aceitou a inevitabilidade do curso normal da vida e contrariou todas as expectativas ao ser grato pelo que passou. Muitos, na mesma situação, buscariam na revolta e no ódio as ferramentas para refutar a morte. Outros iriam se encolher em um mundo próprio e aguardar o óbvio. Porém ele irá continuar até onde for possível, viverá cada segundo com a maior intensidade e será, certamente, um homem melhor para todos que ele ama.
A despedida pode ser muito menos dolorosa com uma atitude similar a esta. Por mais difícil que seja, é possível partir e deixar as melhores lembranças que a situação permite e, ainda, uma lição de vida. 
Morrer, mostra-nos Sacks, é a sina de todos. Morrer com dignidade é a escolha que podemos fazer. 
Eu guardarei este exemplo até o fim de meus dias.

terça-feira, 24 de fevereiro de 2015

Um casal e seu bebê recriam cenas clássicas de filmes com caixas de papelão.


Alien, o 8º passageiro
Lilly, Leon, e o bebê Orson são uma família incomum, mas extremamente divertida. Após uma mudança, Lilly observou que, além do bebê recém-nascido, havia uma infinidade de caixas em sua casa. Ela, o marido Leon e Orson estavam com a rotina ainda conturbada, fruto de uma mudança de país, mas a imaginação, o conhecimento que só nerds de verdade tem e uma grande dose de humor geraram o projeto que eles chamam de Caixa de Papelão (Card board box office).
Os filmes e séries homenageados são os mais variados, passando por Matrix, Senhor dos Anéis, 007, Aliens, O Poderoso Chefão, Batman, até Breaking Bad e Game of Thrones. Há, ainda, um fator muito curioso: os títulos dos filmes são adaptados para a realidade do bebê. Beetlejuice (Os fantasmas se divertem) recebe o nome de Applejuice (Suco de maçã), apenas para citar o bom humor presente nesta família.


Beetlejuice

A história sem fim


Star Wars

Duro de matar

Game of Thrones

Matrix

Os pássaros


domingo, 22 de fevereiro de 2015

Signos do Zodíaco que misturam Silent Hill, Labirinto do Fauno e 13 Fantasmas.


As clássicas representações dos signos zodiacais está massificadas, fazem parte do conhecimento popular. Áries, Touro, Gêmeos, Virgem e todos os outros símbolos são facilmente reconhecíveis. Alguns ilustradores criaram versões românticas, outros optaram por imagens mais próximas do tarô. Enfim, várias foram as formas como foram representados os símbolos do zodíaco. Aparentemente, ninguém mais conseguiria lançar outras formas. Mas...
O ilustrador Damon Hellandbrand, nascido nos Estados Unidos, resolveu modificar esta história ao criar uma macabra versão dos 12 signos. Com visuais que relembram as criaturas de filmes como Labirinto do Fauno, 13 fantasmas e Silent Hill, cada um dos signos está mais macabro e interessante que o outro. 
Parabéns ao ilustrador por mostrar suficiente marcar presença em qualquer obra de Stephen King, Alan Poe, H.P. Lovecraft ou Clive Barker, mestres do terror.
Aquário

Capricórnio

Câncer

Escorpião

Gêmeos

Leão

Libra

Peixes

Sagitário

Touro

Virgem

Áries


sexta-feira, 20 de fevereiro de 2015

Batman v Superman: Dawn of Justice - Ajude a salvar os morcegos.



Um interessante vídeo com alguns dos atores da mais aguardada produção envolvendo personagens da DC, Batman v Superman. No vídeo, vemos Zack Snyder, Ben Affleck e Amy Adams lidando com morcegos verdadeiros para mostrar que não há malignidade nestes animais que foram incorporados ao mal através de muitas interpretações incorretas e exageradas na literatura, cinema, quadrinhos e TV. 
Crianças também brincam com os animais e produzem artes inspiradas no filme e no aprendizado sobre os morcegos. 
Curta  o vídeo... e, em breve, o filme dos heróis da DC. #Savethebats


Primeira imagem de Jason Momoa como Aquaman é divulgada.



O ator Jason Momoa foi escolhido para interpretar o Rei de Atlântida. Conhecido por suas atuações em Conan e Game of Thrones, Momoa parece muito animado com essa nova empreitada.
Zack Snyder divulgou hoje pelo twitter, dia 20 de fevereiro, a primeira imagem do ator já caracterizado como o Aquaman. Com tatuagens negras pelo corpo e uma armadura dourada e negra que lembra a usada pelo herói, a caracterização destoa do já consagrado uniforme laranja (graças a Deus) e traz à memória o líder Khal Drogo. O tridente, obviamente, não poderia faltar...
Snyder lançou no twitter a seguinte frase: Há apenas um verdadeiro Rei. A imagem estampa também a frase "Unir os sete", fazendo clara referência aos sete mares. 
A credibilidade da DC em seus filmes está aumentando. 


Com apenas 7 anos de idade, menina consegue hackear rede wi-fi.


Fonte: BBC

Franz diz: A matéria abaixo, serve como alerta para nós, usuários comuns, que caímos na sensação falsa de segurança ao navegar pela web. Optei por publicar a matéria na íntegra para que os leitores tenham a exata noção da facilidade com que uma rede wi-fi é invadida e, consequentemente, seus usuários. A segurança é algo que precisa ser cada vez mais valorizado, seja no meio físico ou digital. As mínimas condições de segurança são postas de lado em nome de comodidade ou descaso, porém é fato que não há mais tempo para estratégias fracas ou não condizentes com o atual cenário.Dados e informações são fontes de poder. Em breve isto uma realidade global, quer gostemos ou não. É vital proteger nossa vida digital...
Uma menina de sete anos de idade precisou de pouco mais de dez minutos para hackear uma rede wi-fi.
É o que descobriu uma empresa especializada em segurança cibernética que quis alertar o público sobre os perigos de se conectar a redes sem-fio pouco protegidas.
No experimento, Betsy Davies, uma pequena fã de tecnologia que vive em Londres, conseguiu infiltrar a rede wi-fi em apenas dez minutos e 54 segundos, depois de algumas buscas no Google e de ler um tutorial na internet, afirmou a companhia, Hide My Ass.
"A imagem de cibercriminosos escondidos em um quarto escuro em lugares afastados do mundo é antiquada", disse Cian McKenna-Charley, porta-voz da empresa.
"É mais provável que eles estejam sentados ao seu lado no bar ou na biblioteca pública. Se uma criança pode hackear tão facilmente uma rede wi-fi em poucos minutos, imagine o dano que pode causar um hacker profissional e com intenções criminosas."

'Brincadeira de criança'

Para o hacker profissional Marcus Dempsey, que analisa a segurança de redes empresariais, os resultados do experimento são "preocupantes, mas não surpreendentes".
"Sei como é fácil para qualquer pessoa entrar no dispositivo de um estranho. E numa época em que as crianças costumam saber mais de tecnologia que adultos, hackear pode ser literalmente uma brincadeira de criança."
Os pontos de acesso público à internet, os chamados hotspots, são redes presentes em bares, hotéis, restaurantes, edifícios públicos ou em áreas abertas das cidades, como parques.
Quando são pouco protegidas, os hackers conseguem acessar os dados transmitidos através dessas conexões - por exemplo, de usuários que entram em seu perfil em redes sociais ou se comunicam com seu banco.
Betsy aprendeu a estabelecer um ponto de acesso como o usado por hackers para realizar os chamados ataques "homem no meio", nos quais é possível ler e modificar as mensagens entre duas partes sem que nenhuma delas perceba.
No ano passado, o Parlamento Europeu teve que desconectar seu sistema público de wi-fi depois de ser alvo de um desses ataques.

Cuidados

Muitos dos milhões de pontos públicos de wi-fi no mundo exigem apenas um nome de usuário e uma senha para serem acessados.
Especialistas como Dempsey recomendam que usuários evitem escrever informações pessoais e senhas quando conectadas a essas redes.
Também lembram que é importante ensinar às crianças sobre os perigos da internet e educá-las eticamente sobre a troca de dados online.
"Tão fácil quanto aprender a codificar para criar um jogo de computador é cair no mundo obscuro dos hackers", afirma Dempsey.

Nota de esclarecimento ao público. Explanatory note to the public.


Caros amigos leitores...

Passei por alguns dias sem poder postar no blog. Os problemas foram os mais variados, porém o importante é reafirmar meu compromisso com a cultura. O Apogeu não está finalizado, apenas passou por um período de fortes turbulências e, finalmente, está recuperado.
Planos para um futuro próspero já estão em andamento. A criação de uma página mais agradável é uma meta que está muito próxima da conclusão. A convocação para prováveis colunistas está aberta, o que irá dinamizar ainda mais a continuidade das postagens. 
Entretanto, também irei priorizar a continuidade de meu romance Apogeu do Abismo. Mesmo com dificuldades, irei conciliar as duas frentes de trabalho. 
Para você que esteve ao meu lado durante estes anos, muito obrigado. A você que está chegando agora, sinta-se à vontade para expor opiniões, criticar e, se possível, apoiar esta iniciativa. 
2015 será um ano marcante para o blog e o escritor, mas principalmente para vocês, leitores.
Obrigado...

Curta a fanpage: facebook.com/Apogeudoabismo

Franz

Dear readers friends...

I spent a few days without being able to post on the blog. The problems were the most varied, but the important thing is to reaffirm my commitment to culture. The Apogeu is not finalized, just went through a period of strong turbulence and finally is recovered.
Plans for a prosperous future are already underway. Creating a nicer page is a goal that is very close to completion. The call for probable columnists is open, which will further boost the continuity of posts.
However, I'll also give priority to continuing my novel Apogee of the Abyss (Apogeu do Abismo). Even with difficulties, will reconcile the two fronts.
For you who stood by me during these years, thank you. To you who is coming now, feel free to present its opinions, criticize and, if possible, support this initiative.
2015 will be a banner year for the blog and the writer, but especially to you, the readers.
Thank U ...

Like my fanpage: facebook.com/Apogeudoabismo

Franz.

terça-feira, 10 de fevereiro de 2015

Michael Gambon, o Dumbledore de Harry Potter, anuncia saída dos palcos do teatro.


Michael Gambon foi o ator que deu vida a Alvo Dumbledore a partir do terceiro filme da série "Harry Potter". Sua eficiência como ator é inquestionável, porém o tempo mostra sua força e, infelizmente, Gambon não pode mais atuar nos palcos dos teatros. O motivo, segundo anunciado, é a perda de memória. O ator de 74 anos não consegue mais memorizar seus textos, algo impensável na arte teatral. 
Mesmo tendo usado por algum tempo um ponto eletrônico para não ficar sem fala diante do público, Michael relata que não há mais condições de interpretações que requeiram a apresentação ao vivo, com um texto pré-determinado. 
Exames médicos descartaram a possibilidade de Alzheimer. A perda de memória é fruto do envelhecimento natural. 
Felizmente, a TV e o cinema permitem outros artifícios que facilitam a interpretação e a captação do texto, o que implica em dizer que poderemos ver o ator nestas áreas. 

Curta a fanpage do Apogeu:

terça-feira, 3 de fevereiro de 2015

Putz Véi faz paródia de Get Lucky que irá valer por muitos governos. Imperdível!



O vídeo do Putz Véi foi produzido para criticar os altíssimos investimentos nos estádios para a Copa do Mundo (que foi um fiasco para nós, brasileiros), porém está se mostrando atemporal, já que suas indicações de descaso com os contribuintes são válidas até os dias atuais. A música parodiada é Get Lucky, do Daft Punk. Parabéns à equipe do Putz Véi. Assinem o canal, pois há muito mais material de qualidade por lá.


A morte chegou até Wolverine e Homem-Aranha: Percepções. Uma sombria graphic novel.




Por: Franz Lima


Ilustrada por ninguém menos que Todd McFarlane, criador do Spawn e também responsável pelo roteiro da trama, esta é indubitavelmente uma das mais sombrias histórias do Homem-Aranha. Quanto ao Wolverine, cujo passado, presente e futuro são, via de regra, sombrios e violentos, não posso dizer o mesmo. Mas até para o mutante mais idolatrado da Marvel há exceções. Percepções é uma destas tramas que trouxe à tona o melhor e o pior de Wolverine, isso sem levar em conta algumas facetas desconhecidas do Aranha.
A narrativa aborda um crime ocorrido em território canadense, mais precisamente na localidade chamada de Colúmbia Britânica. Outrora pacata e quase isenta de violência, a pequena localidade é atingida em cheio pela notícia de um garoto encontrado morto. Até aí, entretanto, nada de absurdo para uma cidade, porém o que destoou nesta história é o fato de que o corpo do garoto estava nos braços do Wendigo, uma mítica criatura que habita as florestas, que foi atropelado por uma jornalista de Nova Iorque. A combinação (acidente + jornalista + monstro + menino morto) só poderia resultar em uma coisa: caos.
Envolvidos pelos relatos da mulher e chocados por causa da morte do menino, os cidadãos resolvem iniciar uma busca pelo matador. Desta caçada, o que se vê é um massacre de animais inocentes e, para piorar, um novo corpo é encontrado. A sede de sangue do povo é aumentada conforme o tempo passa.
Todos querem justiça e, obviamente, o fim das mortes, mas o preço é alto.
Em meio a toda esta bagunça, Peter Parker (o espetacular Homem-Aranha), repórter do Clarim é enviado para cobrir a notícia. Entretanto, Peter mantem-se distante dos crimes, já que a aparição do Aranha em território canadense poderia ser associada à sua própria presença. 
Fechando o trio de super-criaturas, surge o Wolverine. Um dos mais violentos e perigosos mutantes do universo Marvel, ele não está no Canadá à toa. Sua aparição está ligada à caçada ao Wendigo e o rastro de corpos de animais resultante. Logan não aprecia um massacre estúpido. E ele também não gosta de covardia...

A caça e o caçador

Com estes três superseres reunidos em uma mesma localidade, os resultados seriam imprevisíveis. E são.
Todd criou uma trama onde as aparências enganam... e muito. É uma história de monstros, sem dúvida. Mas nossos conceitos de monstros serão revistos. Aparências serão confrontadas com atitudes. Intenções irão se digladiar com resultados. 
Certamente estamos diante de uma trama mórbida, onde algumas passagens lembram o seriado CSI, tal é o impacto visual e o conteúdo das cenas. Porém é válido dizer que nada é mostrado ou dito em vão. A narrativa serve para ilustrar o quanto somos influenciados pela mídia, o quanto nos deixamos levar pela "primeira impressão". De nossos julgamentos, vidas podem ser perdidas ou assassinos podem ser inocentados. 
A natureza animalesca de Logan e Wendigo são instintivas. A ferocidade humana é fruto, quase sempre, da maldade pura. Animais matam para sobreviver. Homens matam por prazer, ódio ou pela simples demonstração de poder. 
Em "Percepções" ficam lições importantes sobre julgamentos, preconceitos, violação à natureza, violência despropositada, mas, sobretudo, fica o alerta de que o pior de todos os monstros pode estar ao nosso lado, acobertado por uma aparência pacífica e por atos falsos.
Leiam esta imperdível aventura, pois eu tenho certeza que irão reler muitas e muitas vezes de novo. É uma trama inspiradora.

Publicada originalmente pela Editora Abril no ano de 1993 em duas edições. A Panini bem que poderia relançar em formato de luxo. Quem sabe?



Curta a fanpage do Apogeu:

domingo, 1 de fevereiro de 2015

Lançamentos literários pela editora Novo Conceito.


MINTA QUE ME AMA
Autora: Maria Duffy

O inverno é a estação mais aconchegante do ano, mas Jenny Breslin não se sente nada confortável. Tudo na sua vida a total ausência de romance, o emprego chatíssimo no banco foi tocado pela mágica das festas de fim de ano. A simples ideia de passar por mais um Natal com a sua mãe extravagante e Harry, o novo namorado dela, a enche de pavor. Mas isso é na vida real...
No Twitter, as coisas não poderiam estar mais interessantes. Nele, Jenny tem uma carreira em ascensão, uma vida amorosa sensacional e uma agenda superconcorrida. Então, em uma noite de bebedeira, Jenny está tuitando com suas amigas Zahra, Fiona e Kerry. E de repente ela as convida para passar alguns dias em sua casa em Dublin. À medida que a sua vida virtual entra em rota de colisão com a sua verdadeira rotina, Jenny não sabe para onde correr. Tudo parece contribuir para mostrar que a existência das suas companheiras de Twitter é um milhão de vezes mais interessante do que a sua. O fim de semana chega, e segredos são compartilhados. Jenny começa a perceber que, enquanto ela sonhava, as coisas acontecem bem depressa.

Será que é muito tarde para que ela volte a assumir o controle da sua própria e verdadeira vida?


BOA NOITE, ESTRANHO
Autora: Jennifer Weiner

Para Kate Klein, que, meio por acaso, se tornou mãe de três filhos, o subúrbio trouxe algumas surpresas desagradáveis. Seu marido, antes carinhoso e apaixonado, agora raramente está em casa. As supermães do play-ground insistem em esnobá-la. Os dias se passam entre caronas solidárias e intermináveis jogos de montar. À noite, os melhores orgasmos são do tipo faça você mesma.

Quando uma das mães do bairro é assassinada, Kate chega à conclusão de que esse mistério é uma das coisas mais interessantes que já aconteceram em Upchurch, Connecticut, nos últimos tempos. Embora o delegado tenha advertido que a investigação criminal é trabalho para profissionais, Kate se lança em uma apuração paralela dos fatos das 8h45 às 11h30 às segundas, quartas e sextas, enquanto as crianças estão na creche.

À medida que Kate mergulha mais e mais fundo no passado da vítima, ela descobre os segredos e mentiras por trás das cercas brancas de Upchurch e começa a repensar as escolhas e compromissos de toda mulher moderna ao oscilar entre obrigações e independência, cidades pequenas e metrópoles, ser mãe e não ser.

AS CORES DO ENTARDECER
Autora: Julie Kibler

A sonhadora Isabelle e o determinado Robert desejavam, com todas as suas forças, se entregar à paixão que os unia. Mas uma jovem branca e um rapaz negro não poderiam cometer tamanha ousadia em plena década de 30, em uma das regiões mais intolerantes dos Estados Unidos, sem pagar um preço muito alto.

Diante dos ouvidos atentos da cabeleireira Dorrie, a história do amor trágico e proibido se desdobra, enquanto mudanças profundas se instalam em sua própria vida.

Com personagens humanos e, por isso mesmo, memoráveis, As Cores do Entardecer mostra que as relações afetivas muitas vezes são mais profundas que os laços de sangue. A cada etapa da viagem de Isabelle e Dorrie, as lições sobre otimismo e fé se multiplicam.

UMA CHANCE PARA RECOMEÇAR

Autora: Lisa Kleypas

Victoria morreu em um trágico acidente, deixando sua filha Holly sob a responsabilidade do seu irmão, o solteiro convicto Mark. O tio Mark não se sentia muito preparado para cuidar da menina, mas assumiu o compromisso de devolver o sorriso aos seus lábios. No entanto, ele desconfia de que não esteja fazendo um bom trabalho, uma vez que Holly nunca mais falou desde que ficou órfã. Uma cartinha para o Papai Noel revela um desejo que pode ser a chave da felicidade de Holly: ela só quer ter uma mãe.

Maggie perdeu o marido em uma batalha contra o câncer e não quer jamais - passar por tudo isso de novo. Por isso, ela fechou seu coração e prometeu a si mesma dedicar-se somente a sua nova loja de brinquedos em Friday Harbor, que permite às crianças viajar um pouco nas asas da imaginação. A amizade entre Maggie e Holly (que até passou a acreditar em fadas!) ao mesmo tempo comove e preocupa o tio Mark. Ele tem certeza de que a nova amiga fará bem a sua sobrinha, mas precisa decidir se a deixará entrar em sua própria vida...
Nós também torcemos, do fundo do coração, para que Holly tenha uma linda noite de Natal.

SIMPLESMENTE ACONTECE
Autora: Cecelia Ahern

Todo mundo acha que Rosie e Alex nasceram para ser um casal. Todo mundo menos eles mesmos. Grandes amigos desde criança, eles se separaram na adolescência, quando Alex se mudou com sua família para os Estados Unidos.
Os dois não conseguiram mais se encontrar, mas, através dos anos, a amizade foi mantida através de emails, mensagens de texto, cartas, cartões-postais... Mesmo sofrendo com a distância, os dois aprenderam a viver um sem o outro. Só que o destino gosta de se divertir, e já mostrou que a história deles não termina assim, de maneira tão simples.



←  Anterior Proxima  → Página inicial