Pular para o conteúdo principal

Marina Amaral dá vida a fotos históricas em preto e branco através da colorização. Confira!!!!


Por: Franz Lima. Curta nossa fanpage: Apogeu do Abismo.
As fotos em preto e branco trazem a sensação de deslocamento temporal a quem as contempla. O distanciamento é inevitável, mesmo que a fotografia seja recente, pois estamos acostumados a associar a ausência de cor ao antigo.
Mas Marina Amaral (brasileira de Minas Gerais) aproximou-nos de algumas fotos históricas através da colorização. Fotos antigas em preto e branco receberam cores através de um árduo e longo trabalho feito pela artista. É impossível não percebermos a sensação diferente ao vermos e compararmos a mesma foto em P&B e a cores. O resultado final é impressionante e transporta o espectador para a época do fato histórico de forma incomum. Marina recorreu ao uso de programas de edição de fotos para dar-lhes cores, mas também teve auxílio de especialistas em história que deram base para a imposição de cores, além de uma extensa pesquisa sobre cada uma das imagens.
Eu já recuperei e colori fotos antigas e posso garantir que é algo muito difícil, principalmente no que diz respeito à fidelidade. O trabalho de Marina merece ser divulgado e respeitado, principalmente por dar novo sentido a momentos históricos imortalizados pela fotografia.
Ao final do post há um vídeo com a transição de algumas fotos colorizadas pela artista. Também há outro vídeo onde ela demonstra, em modo acelerado, como foi feita a colorização de uma foto de Hiroshima após o bombardeio.
Fotos do General Wilhelm Hosenfeld, um nazista que salvou judeus e foi responsável por ajudar o pianista polonês Waldislaw Szpilman, interpretado no cinema por Adrien Brody no filme "O Pianista".
Um dos atos de protesto mais marcantes da História: o monge Thích Quảng Ðức ateia fogo ao próprio corpo em protesto à Guerra do Vietnam. A foto foi feita por Malcolm Browne no ano de 1963. 
A precariedade de um hospital vietnamita em pleno período de guerra destaca os esforços das equipes de socorro para evitar mortes aos combatentes de seu país. 15 de setembro de 1970.


Dom Pedro II, Imperador do Brasil de 1831 até 1889.


Grace Kelly, uma das mais belas atrizes de Hollywood, vencedora do Oscar e Princesa de Mônaco.

Acessem mais trabalhos de Marina em seu site. O link está no inicio do post e tenho certeza que irão se impressionar com suas outras colorizações.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Bethany Townsend, ex-modelo, expõe bolsa de colostomia de forma corajosa.

Bethany Townsend é uma ex-modelo inglesa que deseja, através de sua atitude, incentivar outras pessoas que sofrem do mesmo problema a não ter receio de se expor. Portadora de um problema que a atinge desde os três anos, Bethany faz uso das bolsas de colostomia  que são uma espécie de receptáculo externo conectado ao aparelho digestivo para recolher os dejetos corporais, e desejou mostrar publicamente sua condição.  Quero que outras pessoas não tenham vergonha de sua condição e é para isso que me expus , afirmou a ex-modelo. Bethany usa as bolsas desde 2010 e não há previsão para a remoção das mesmas.  Eu, pessoalmente, concordo com a atitude e respeito-a pela coragem e o exemplo que está dando. Não há outra opção para ela e isso irá forçá-la a viver escondida? Jamais... Veja o vídeo com o depoimento dela. Via BBC

Suzane Richthofen e a justiça cega

Por: Franz Lima .  Suzane von Richthofen é uma bactéria resistente e fatal. Suas ações foram assunto por meses, geraram documentários e programas de TV. A bela face mostrou ao mundo que o mal tem disfarces capazes de enganar e seduzir. Aos que possuem memória curta, basta dizer que ela arquitetou a morte dos pais, simulou pesar no velório, sempre com a intenção de herdar a fortuna dos pais, vítimas mortas durante o sono. Mas investigações provaram que ela, o namorado e o irmão deste foram os executores do casal indefeso. Condenados, eles foram postos na prisão. Fim? Não. No Brasil, não. Suzane recebeu a pena de reclusão em regime fechado. Mas, invariavelmente, a justiça tende a beneficiar o "bom comportamento" e outros itens atenuantes, levando a ré ao "merecido" regime semi-aberto. A verdade é que ela ficaria solta, livre para agir e viver. Uma pessoa que privou os próprios pais do direito à vida, uma assassina fria e cruel, estará convivendo conosco, c

Pioneiros e heróis do espaço: mortos em um balão

* Há exatamente 100 anos subir 7400 metros, num balão, era um feito memorável. Consagrados por isto, três franceses - Sivel, Crocé-Spinelli e Tassandier - resolveram tentar uma aventura ainda mais perigosa: ultrapassar os 8 mil metros de altitude. Uma temeridade, numa época em que não existiam os balões ou as máscaras de oxigênio e este elemento precioso era levado para o alto em bexigas de boi com bicos improvisados. Uma temeridade tão grande que dois dos pioneiros morreram. Com eles, desapareceu boa parte das técnicas de ascensão da época que só os dois conheciam. Texto de Jean Dalba Sivel No dia 20 de abril de 1875, mais ou menos 20 mil pessoas acompanhavam à sua última morada, no cemitério de Père-Lachaise, os despojos de Teodoro Sivel e de Eustáquio Crocé-Spinelli - os nomes, na época da produção do artigo, eram escritos em português para facilitar a leitura e "valorizar" nossa própria cultura. A grafia correta dos nomes é Théodore Sivel e Joseph Eustache Cr